O EPM – Encontro Paulista de Museus é organizado pelo SISEM-SP, instância vinculada à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari.

O tema desta edição será “Bem-viver, território, antirracismo, diversidade: com quantos termos se faz um museu?”, com programações nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2022.

O evento é inspirado pela efeméride de 50 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, e buscará refletir sobre as transformações nos museus paulistas ao longo deste meio século. Também discutirá sobre a atuação de diferentes e diversas iniciativas museológicas na inserção dos museus em debates contemporâneos que ampliam seu papel transformador na sociedade.

Sobre o EPM

Maior evento do setor museal paulista, reúne profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados, configurando-se como um importante espaço para a troca de experiências e debates.

O EPM também é o evento de museologia de maior continuidade no Brasil, realizado anualmente desde 2009. A partir de 2019, o Encontro passou a ser sediado em edições alternadas na Capital e no interior paulista, ampliando a participação de profissionais de todo o estado e aproximando o SISEM-SP de cada realidade regional.

Após três anos sendo realizado virtualmente em decorrência da pandemia de Covid-19, o Encontro Paulista de Museus retorna à Capital para um evento presencial, com transmissão ao vivo nos principais canais de comunicação do SISEM-SP.