O EPM – Encontro Paulista de Museus é organizado pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM-SP em parceira com a ACAM Portinari Organização Social de Cultura e hoje configura-se como o maior evento do setor museal paulista, reunindo anualmente profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados como um importante espaço para a troca de experiências e debates.

Em 2019, o EPM saiu, pela primeira vez, da cidade de São Paulo para um ciclo de seis edições itinerantes realizadas no interior (Encontro Paulista de Museus Itinerante – EPMi). O evento tentou contemplar todas as regiões do Estado, realizando atividades em Ribeirão Preto, Campinas, Birigui, Bauru, Sorocaba e São José dos Campos.

Neste ano, a pandemia do novo coronavírus fez com que evento migrasse, também de forma inédita, para uma edição totalmente virtual. As atividades serão distribuídas ao longo de 5 dias, entre os dias 23 e 27 de novembro e o tema da programação oficial do será “Museus, Sociedade e Crise: do luto à luta”.