O EPM – Encontro Paulista de Museus é organizado pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM-SP em parceira com a ACAM Portinari Organização Social de Cultura e hoje configura-se como o maior evento do setor museal paulista, reunindo anualmente profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados como um importante espaço para a troca de experiências e debates. Em 2019, a estrutura do evento passou por alterações e será realizado em seis macrorregiões, no intuito de ampliar o raio das discussões realizadas na cidade de São Paulo nos últimos anos.

Os EPMi – Encontros Paulistas de Museus Itinerantes serão realizados em anos de final ímpar e terão dois dias de conferências, painéis e oficinas, visando articular todas as regiões do Estado. Assim como nas 9ª e 10ª edições do Encontro Paulista de Museus (2017 e 2018, respectivamente), os eixos do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) também nortearão as atividades dos EPMi. Em 2019, os temas da programação oficial dos eventos serão “infraestrutura e segurança” e “gestão e governança”.

Apesar dos eventos serem abertos a todos os interessados, consulte na tabela a seguir a qual macrorregião seu município pertence e planeje sua participação com antecedência:

EPMiCidadeDatasRepresentações Regionais articuladoras
NordesteRibeirão Preto27 e 28 de fevereiroRibeirão Preto, Central, Barretos e Franca
CampinasCampinas23 e 24 de abrilCampinas, Circuito das Águas, Piracicaba, Rio Pardo, ABCD e Oeste SP
NoroesteBirigui26 e 27 de junhoTupã e Marília, São José do Rio Preto, Noroeste e Presidente Prudente e Dracena
OesteBauruA confirmarBauru e Vale do Paranapanema
SudoesteSorocabaA confirmarItapeva, Sorocaba e Vale do Ribeira
Vale do Paraíba e LitoralSão José dos CamposA confirmarLitoral Norte, Vale do Paraíba, Baixada Santista e Alto Tietê