Museu do Café e SISEM-SP promovem ação de qualificação profissional virtual
O Museu do Café – instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) promove a Oficina Virtual “Conservação Preventiva de Acervos em Papel”. A atividade faz parte do Programa Conexões Museus SP e conta o apoio do Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka, sede do Polo 2 em Bastos/SP.
O evento acontecerá em 15 de março de 2024, online pela Plataforma Zoom.
A formação sobre conservação preventiva de acervos em papel pretende compartilhar conhecimentos técnicos e boas práticas para a preservação de documentos textuais e iconográficos. Estes saberes podem ser aplicados a diversas realidades institucionais, pois tais acervos são abundantemente encontrados nas instituições de memória e museus paulistas. A atividade, dividida em três momentos, perpassa o Museu do Café e seu acervo, diretrizes para a conservação de papel e estudos de caso sobre o Acervo Arquivístico da instituição. Em seguida haverá um bate-papo e tira-dúvidas com os participantes.
A atividade é conduzida por Nascilene Ramos, museóloga, e Rita Cerqueira, documentalista, ambas da equipe do Centro de Preservação, Pesquisa e Referência do Museu do Café.
Ao todo, são oferecidas 20 vagas e as inscrições poderão ser feitas entre os dias 01 a 11 de março pelo link.
Serviço
Data: 15 de março de 2024
Horário: 14h às 16h
Público: Agentes culturais, estudantes, profissionais de acervos, museus municipais, instituições de memória e cultura do Polo2 do SISEM-SP e de todo o estado.
Vagas: 20 por ordem de inscrição
Local: Virtual – Plataforma Zoom – o link será enviado ao e-mail utilizado na inscrição
Inscrições abertas: de 01 a 11 de março no link: https://forms.gle/P73YkEozx8K9kJCn6