Censo de Trabalhadores de Museus

Em uma ação inédita, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), unidade da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari, inicia o primeiro Censo de Trabalhadores de Museus do território paulista.

A iniciativa vai identificar o número de trabalhadores do setor e o nível de formação dos profissionais da área, a média salarial, o tipo de vínculo empregatício, entre outros dados importantes para traçar perfil e desafios no Estado. A ação visa subsidiar políticas públicas para o campo museal.

O SISEM-SP pretende coletar e sistematizar os dados até dezembro de 2023. Na sequência, apresentará um documento com os resultados. O Censo dá início a uma série histórica, consolidando o levantamento como uma ação contínua, permitindo monitoramento dos desafios e identificação de avanços no setor.

Programa de Indicadores e Informações de Museus

O Censo de Trabalhadores de Museus faz parte do Programa de Indicadores e Informações de Museus. O objetivo é produzir a inteligência necessária para contribuir, por exemplo, com propostas de qualificação e formação continuada de profissionais do campo museal.

“O propósito é assumir compromissos de curto, médio e longo prazos para qualificar a mão-de-obra e, por consequência, os trabalhos desenvolvidos pelos museus”, observa a diretora técnica do SISEM-SP.

Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) o país conta com mais de 3,7 mil instituições museológicas e 683 delas estão no território paulista.

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo