O que é o SISEM-SP?

O SISEM-SP é uma instância vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SCEC) que congrega e articula os museus paulistas promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.

Atualmente, o SISEM-SP é coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (UPPM/SCEC) por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP).


Quais são as linhas de ação do SISEM-SP?

O SISEM-SP atua em cinco linhas de ação principais: Articulação, Apoio Técnico, Comunicação, Formação e Fomento. Essas linhas de ação foram estruturadas com o objetivo de qualificar, aperfeiçoar e valorizar as organizações e os acervos museológicos paulistas. Para saber mais, acesse a página SISEM-SP: Linhas de ação.


O que é o GTC SISEM-SP?

O Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP) é responsável pelo desenvolvimento e operacionalização das atividades do SISEM-SP. É atrelado à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (UPPM/SCEC). Para saber mais sobre a estrutura do SISEM-SP, acesse SISEM-SP: O que é?


Como integrar o Sistema Estadual de Museus?

O Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) é a principal ferramenta para que uma instituição museológica paulista integre o Sistema Estadual de Museus. Para saber mais sobre o que é o CEM-SP e como cadastrar sua instituição, acesse a página Cadastro Estadual de Museus: O que é?


Ainda com dúvidas sobre o Cadastro Estadual de Museus?

O Sistema Estadual de Museus disponibiliza um conjunto de perguntas frequentes e respostas sobre o Cadastro Estadual de Museus. Para acessá-las, acesse Cadastro Estadual de Museu: Perguntas Frequentes. Caso você precise sanar dúvidas específicas, entre em contato pelas ferramentas de Fale conosco do SISEM-SP ou pelo e-mail cem@sp.gov.br.


Como posso entrar em contato com o SISEM-SP?

O Sistema Estadual de Museus realiza atendimentos virtuais (via e-mail, “Fale Conosco”, e-mails e redes sociais) e presenciais na Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Para saber mais, acesse a página Fale conosco.


Como participar das ações do SISEM-SP?

Todas as ações desenvolvidas e realizadas pelo SISEM-SP são gratuitas e abertas a profissionais de museus, estudantes da área e interessados. Caso uma ação necessite de inscrição prévia para o preenchimento de vagas limitadas, você deve inscrever-se por meio da plataforma digital do Cadastro Estadual de Museus. Para saber como criar um perfil, editar informações e se inscrever em uma atividade, consulte os vídeos-tutoriais disponíveis em Cadastro Estadual de Museus: Tutoriais.


Como divulgar ações pagas no site e redes sociais do SISEM-SP?

O SISEM-SP estabelece condições específicas para divulgar atividades pagas. Para saber mais, acesse a página SISEM-SP: Política de Comunicação – Imprensa e divulgações.


O que devo fazer para participar de processos seletivos?

O SISEM-SP, disponibiliza em seu site um canal para divulgação de diversas possibilidades de processos seletivos abertos na área museológica, confira na página Há Vagas.


O que é o COSISEM-SP?

O Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM-SP) atua como principal instância consultiva do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, efetivando uma discussão participativa sobre as premissas e diretrizes da política cultural para o setor museológico no Estado de São Paulo e, em especial, sobre o Cadastro Estadual de Museus. Para saber mais sobre a estrutura do COSISEM-SP, acesse SISEM-SP: Colegiados SISEM-SP – O Conselho.


Como se compõe o COSISEM-SP?

O COSISEM-SP, efetivamente instituído em 2012, sendo composto por sete membros, distribuídos entre membros vinculados à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SCEC), membros indicados e membros eleitos. Cada composição atua com mandatos bienais. Para saber mais sobre a composição do Conselho, acesse SISEM-SP: Colegiados SISEM-SP – O Conselho.


Qual a periodicidade de reuniões do COSISEM-SP?

As reuniões do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM-SP) são abertas à sociedade civil e ocorrem bimestralmente, na sede da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.


Como se constituem e quantas são as Representações Regionais do SISEM-SP?

Para compartilhar e debater os objetivos estratégicos setoriais e mobilizar as diferentes regiões do Estado, o SISEM-SP conta com um Grupo de Trabalho composto por representantes regionais titulares e suplentes.

Os representantes são eleitos a cada dois anos e atuam, em conjunto com o GTC SISEM-SP, na definição das prioridades e no planejamento das ações do SISEM-SP para área museológica nas suas respectivas regiões.

Para saber mais sobre a estrutura do Grupo de Trabalho dos Representantes Regionais, acesse Colegiados SISEM-SP: Representantes Regionais – Quem são?


Informações sobre legislações do SISEM-SP

O SISEM-SP disponibiliza em seu site um conjunto de legislações referentes à área de museus em âmbitos estadual, federal e internacional. Para saber mais, acesse a página Legislações.


Qual é a relação entre o SISEM-SP e as Organizações Sociais de Cultura?

Todas as Organizações Sociais de Cultura que administram os Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo possuem, em seus planos de trabalho, programas de integração ao SISEM-SP. É por meio destes programas que o SISEM-SP desenvolve e executa as atividades relacionadas a suas linhas ação. Para saber mais sobre as linhas de ação do SISEM-SP, acesse a página SISEM-SP: Linhas de ação.


O que é a equipe ACAM Portinari de apoio ao SISEM-SP?

A Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari – ACAM Portinari dispõe, em seu programa de integração ao SISEM-SP, de uma equipe especificamente designada para apoiar o GTC SISEM-SP no desenvolvimento e aplicação de políticas públicas para o setor museológico paulista. Para saber mais sobre as atividades desenvolvidas em parceria entre o SISEM-SP e a ACAM Portinari, acesse https://www.acamportinari.org/acoes-de-apoio-ao-sisem.


Como acessar dados relativos aos contratos de gestão das Organizações Sociais que respondem pela gestão dos museus da Secretaria de Cultura e Economia de São Paulo?

O Portal da Transparência da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo dispõe de uma área específica para o acesso e acompanhamento dos contratos de gestão pactuados com as Organizações Sociais de Cultura. Para saber mais, acesse a área Transparência Cultura.


Qual sistema de Ouvidoria pode ser acessado para enviar críticas, sugestões ou comentários em relação ao Sistema Estadual de Cultura de São Paulo (SISEM-SP)?

Na página principal do SISEM-SP, pode ser acessado o link da Ouvidoria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, além da Ouvidoria do Governo de São Paulo.


O que é o Encontro Paulista de Museus?

O EPM – Encontro Paulista de Museus é organizado pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM-SP em parceria com a ACAM Portinari Organização Social de Cultura e hoje configura-se como o maior evento do setor museal paulista, reunindo anualmente profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados como um importante espaço para a troca de experiências e debates. Para saber mais sobre o evento e suas edições anteriores, acesse a página EPM.


Quais são as recomendações ou exigências do SISEM-SP para Estatutos e Regimentos Internos de museus?

Não há por parte do SISEM-SP nenhum regramento específico no que diz respeito à elaboração de estatutos ou regimentos internos de museus. Para esclarecer o que o SISEM-SP entende por estatuto e regimento interno. No âmbito do CEM-SP, o conceito e a definição destes dois documentos constam da “Lista de terminologias CEM-SP”, que pode ser acessado em Cadastro Estadual de Museus: Documentos Úteis.


O SISEM-SP disponibiliza para consulta exemplares impressos de suas publicações?

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) não conta com uma biblioteca aberta ao público, por isso disponibilizamos nossas publicações online por meio da área Publicações: Publicações do SISEM-SP. Deste modo, mais pessoas podem ter acesso aos conteúdos produzidos em parceria com o SISEM-SP, ainda que não com seja por meio de exemplar impresso. De qualquer forma, recomendamos que procure em bibliotecas públicas, bibliotecas de instituições museológicas ou universitárias. É possível que alguma conte com exemplares de nossas publicações.