Nota de pesar

Postado em: 16 de abril de 2024 | Notícias

Maurício Rafael – 1980 – 2024

É com profundo pesar que o SISEM-SP comunica o falecimento de Maurício Rafael, museólogo e gestor cultural. 

Maurício formou-se em Museologia no Centro Universitário Barriga Verde e obteve título de mestre em Museologia na Universidade de São Paulo. Sua pesquisa de doutorado na Universidade Lusófona, em Portugal, estava em curso. 

Maurício foi coordenador do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), tendo atuado na elaboração do Plano Setorial de Museus de Santa Catarina. 

Em São Paulo, foi supervisor de Museologia e Acervos do Museu da Cidade de São Paulo, onde desenvolveu Plano Museológico e Política de Gestão de Acervos da instituição. 

Atuou também como Assessor Técnico de Diretoria do IDBrasil, Organização Social responsável pela gestão do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa, onde desenvolveu projetos e atividades de monitoramento e avaliação de processos museológicos e administrativos. 

Atualmente, Maurício exercia a função de Coordenador de Gestão Museal da Poiesis, Organização Social responsável pela gestão da Casa das Rosas, Casa Mario de Andrade e Casa Guilherme de Almeida

Maurício Rafael destacou-se por sua sensibilidade, competência, elegância e generosidade, e deixa importante legado para o campo museal brasileiro.

O SISEM-SP lamenta profundamente a partida de Maurício e deseja que família e amigos sejam confortados neste momento. 

Velório e sepultamento acontecerão em Santa Catarina, terra natal de Maurício. 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo