SISEM promove encontros com redes temáticas para discussão da Política Estadual de Museus 

Postado em: 11 de março de 2024 | Conexões

Em 2024, o SISEM-SP dá seguimento às consultas públicas sobre a Política Estadual de Museus, agora com redes temáticas de museus em ações do Programa Conexões Museus SP.

Uma Política Estadual de Museus participativa

A Política Estadual de Museus tem o objetivo de estabelecer diretrizes para a preservação do patrimônio museológico e dos museus paulistas. Ela tem sido construída de forma participativa, com a colaboração de diversos os agentes do campo museal. O documento final reunirá propostas em eixos temáticos e funcionará como um guia para decisões sobre políticas públicas de financiamento, fortalecimento institucional e profissionalização dos museus.

A minuta da Política Estadual de Museus foi elaborada em 2023 pelo Grupo Técnico de Coordenação do SISEM (GTC-SISEM) e discutida em reuniões presenciais nos sete polos SISEM. As contribuições à minuta original foram registradas pelo SISEM.

Encontros com redes temáticas iniciam em março

Os encontros serão uma oportunidade para que os integrantes das redes reflitam de forma propositiva sobre a minuta. As discussões de cada encontro levarão em conta o tema de cada rede e suas características próprias. Estarão presentes Renata Cittadin (diretora do GTC-SISEM) e Sofia Gonçalez (assessora do GTC-SISEM).

No mês de março, o SISEM se reunirá virtualmente com a Rede Temática de Museus de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Museu Catavento. Estão convidados trabalhadores atuantes em museus e centros de ciência e tecnologia e agentes já articulados à Rede Temática de Museus de Ciência e Tecnologia.

Também em março, o SISEM tem encontro virtual marcado com a Rede de Museus Históricos, em parceria com o Museu da Imigração. Estão convidados trabalhadores de museus históricos e profissionais já integrantes da Rede de Museus Históricos.

Em abril e maio, novos encontros serão realizados com as demais redes articuladas pelo SISEM-SP e os museus da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Serviço – Encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia

Quando: 21 de março

Horário: 14h às 17h

Local: Virtual – Teams. Posteriormente será publicado no Youtube.

Inscrições: https://forms.office.com/r/E7B30zDmH3

Serviço – Encontro da Rede de Museus Históricos

Quando: 27 de março

Horário: 09h30 às 12h30

Vagas: 40 por ordem de inscrição

Local: Virtual – Plataforma Zoom – o link será enviado ao e-mail utilizado na inscrição

Inscrições abertas https://forms.gle/WKFMeUhFr7DUgEaH6 (de 14 a 24 de março)

Público: Agentes culturais, estudantes, profissionais de acervos, museus municipais, instituições de memória e cultura de todo o estado de São Paulo.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo