EPMi Nordeste: Descentralização e envolvimento de lideranças locais

Postado em: 18 de fevereiro de 2019 | Destaques

Representantes regionais do SISEM-SP participam ativamente da produção do evento

Uma das marcas do Encontro Paulista de Museus itinerante Nordeste (EPMi Nordeste), o primeiro de uma série eventos que percorrerá seis macrorregiões do Estado em 2019, é a intensa participação das Representações Regionais, compostas por voluntários eleitos junto aos profissionais de museus, com mandato de dois anos.

Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari, o EPMi Nordeste teve toda articulação realizada junto aos profissionais das instituições museológicas da região. A grade de mesas redondas, palestras e oficinas, também foi concebida com a participação dos parceiros locais do SISEM-SP. O evento acontece dias 27 e 28 de fevereiro, no SESC Ribeirão Preto.

“A participação dos representantes do SISEM-SP, não apenas da região de Ribeirão Preto, mas de toda a macrorregião, tem sido muito importante e mostra que o evento foi assumido por todos os parceiros de forma muito empenhada”, argumenta o representante regional Rodrigo Touso, da Representação Regional (RR) Ribeirão Preto.

Segundo ele, o EPMi Nordeste é único para muitos profissionais da região envolvidos com os museus e mesmo outras formas de produção cultural. “É uma oportunidade de formação, diálogo, reflexão e, sobretudo, de encontro.”

Larissa Rizzatti, também representante regional da RR Ribeirão Preto, afirma que o EPMi é uma grande conquista para a sociedade civil. “Estamos conseguindo participar, junto ao Estado, da elaboração do evento, tomando decisões de forma participativa. Assim, torna-se mais fácil levar as demandas da região para dentro do SISEM-SP e transformá-las, posteriormente, em ações.”

Ela conta que as mesas e apresentações foram todas estruturadas tendo em mente tais demandas. “Entre as bandeiras que os representantes regionais sempre levantaram está a da descentralização do Encontro Paulista de Museus. Por isso, nossa expectativa é que o evento dê muito certo, seja um sucesso – e que se constitua como um espaço de interação aos profissionais que não podem ou não conseguem ir a São Paulo.”

As inscrições para o EPMi Nordeste são gratuitas e estão abertas até 22 de fevereiro. Para garantir a sua vaga, é preciso acessar a plataforma do SISEM-SP (https://cem.sisemsp.org.br) a mesma do Cadastro Estadual de Museus e de outras oficinas e atividades. Em seguida, basta fazer o login e preencher os dados necessários. Para acessar a programação do EPMi Nordeste, clique aqui.

EPMi

O EPMi percorrerá, ao longo do ano, seis macrorregiões paulistas para debater assuntos relacionados a infraestrutura, segurança, gestão e governança de museus – todos temas fundamentais para os museus interessados em se qualificarem por meio do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

Depois da edição Nordeste, realizada em Ribeirão Preto, o evento segue para Campinas (EPMi Campinas), Birigui (EPMi Noroeste), Bauru (EPMi Oeste), Sorocaba (EPMi Sudoeste) e São José dos Campos (EPMi Vale do Paraíba e Litoral).

SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas, como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Nordeste (EPMi Nordeste)
Quando: 27 e 28 de fevereiro
Onde: SESC Ribeirão Preto
Endereço: Rua Tibiriçá, 50 – Centro – Ribeirão Preto/SP
Informações: (11) 3339-8111
Inscrições: https://cem.sisemsp.org.br

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo