Últimos dias de inscrições para o Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi) Campinas

Postado em: 15 de abril de 2019 | Destaques

Evento gratuito acontecerá no Sesc e contará com atividades relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus

Nos dias 23 e 24 de abril, Campinas sediará pela primeira vez o Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi), que receberá inscrições até as 17h do dia 18 de abril. Gratuito, o evento é realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e pela ACAM Portinari Organização Social de Cultura. Conferências, mesas e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do Encontro, que ocorrerá no Sesc.

O EPMi Campinas é o segundo de uma série de encontros a serem realizados no Estado. O primeiro ocorreu no final de fevereiro, em Ribeirão Preto, e contou com a presença de representantes de 28 municípios.

O evento contará com três oficinas, todas no segundo dia de atividades e no mesmo horário, das 9h30 às 17h:  “CEM-SP: gestão de segurança de acervo”, com Ana Carolina Ávila e Michael Argento (ambos da equipe ACAM Portinari); “Desenvolvimento de projetos culturais”, com o consultor André Fonseca; e “Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasis (Fundação Energia e Saneamento).

“As oficinas foram especialmente pensadas para atender às necessidades dos profissionais de museus da região. Elas referenciam os participantes a situações práticas, capacitando-os para qualificarem a rotina de suas instituições”, afirma o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

As inscrições para o evento e as oficinas devem ser feitas até o dia 18, pelo site www.sisemsp.org.br/epm/. Os interessados em participar das oficinas, além de já estarem inscritos para o primeiro dia de atividades do EPMi Campinas, também devem escolher uma das opções disponíveis de temas e se inscrever por meio da plataforma do SISEM-SP (https://cem.sisemsp.org.br). É importante lembrar que os participantes poderão se inscrever em apenas um dos três temas propostos e que, caso tenham optado por duas ou mais oficinas, eles serão aleatoriamente remanejados sem opção de troca. Ao todo, são oferecidas 30 vagas para cada oficina. Caso haja vagas remanescentes, a lista de espera será liberada no evento, 15 minutos antes do início das atividades.

Confira a programação das oficinas:

“Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasis, técnico em museologia responsável pela área de Patrimônio da Fundação Energia e Saneamento. A proposta é apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam museus, compreendendo os diferentes tipos de ações que são realizadas e o planejamento necessário para que ocorram de forma correta e segura. Por meio do estudo de caso das unidades da Fundação Energia e Saneamento, capacitar os profissionais de museus a elaborar manuais e cronogramas das ações de manutenção e rotinas de segurança em suas próprias instituições, pensando não só na preservação do patrimônio edificado, mas também na segurança dos acervos que ele abriga e das pessoas que por ele circulam. 

“Desenvolvimento de projetos culturais”, com André Fonseca, consultor nas áreas de gestão cultural e comunicação. A oficina ajudará os participantes a planejar projetos com uma visão mais sistêmica e estratégica, em sintonia com as mudanças do cenário cultural atual provocadas pela era digital e pelos novos comportamentos e perfis dos públicos. Para isso, serão analisados os diferentes aspectos e contextos que impactam o desenvolvimento de uma ação cultural, utilizando diversos exemplos de projetos e experiências que vêm sendo empreendidas por museus e espaços culturais no Brasil e em outros países.

 “CEM-SP: gestão de segurança para acervos”, com Ana Carolina Avila e Michael Argento, integrantes da equipe técnica ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP. A oficina objetiva apresentar o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, tendo como ênfase os itens que dizem respeito, diretamente, à segurança de acervos. O conteúdo será baseado nos eixos Gestão e Governança e Salvaguarda de Acervos, visando a esclarecer o raciocínio utilizado para a concepção de tais parâmetros e suas motivações. Buscará debater os conceitos que pautam e definem cada um desses parâmetros e como respondê-los durante o preenchimento do Instrumento de Qualificação Cadastral do CEM-SP.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Campinas (EPMi)

Quando: 23 e 24 de abril

Oficinas: dia 24 de abril, das 9h30 às 17h

Onde: SESC Campinas

Endereço: Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim – Campinas/SP

Informações: (11) 3339-8111

Inscrições: www.sisemsp.org.br/epm/

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo