SISEM-SP realiza o Webinário Sustentabilidade e Inovação em Museus no Youtube

Em consonância com a programação da Cúpula do Clima da ONU – COP 26, que terá início em 31 de outubro, em Glasgow (Escócia), em que lideranças mundiais discutirão as metas e medidas mitigatórias contra o aquecimento global e mudanças climáticas, o Sistema Estadual de Museus, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, realizará o Webinário “Sustentabilidade e Inovação em Museus”, no dia 4 de novembro, às 15h, no Youtube.

O evento dá continuidade à mobilização dos museus paulistas em torno da temática de sustentabilidade em museus nos eixos ambiental, econômico, social e cultural, pauta trabalhada em diversas ações do SISEM-SP desde o ano passado, quando foram realizados quatro webinários sobre o assunto.

Participarão do webinário a jornalista especializada em Cultura e Sustentabilidade, Marta Porto, que abordará principalmente os compromissos dos museus com a sustentabilidade nas áreas social e cultural, e o professor Marcelo Nakagawa, que falará sobre o comprometimento das instituições museais com os aspectos pertinentes à inovação do ponto de vista da sustentabilidade econômica. Após as falas dos convidados, haverá espaço para a interação com o público.

Consulta pública

Em outubro o SISEM-SP realizou a consulta pública sobre a Política SP de Museus e Sustentabilidade, permitindo a participação da sociedade no processo de construção da política setorial de sustentabilidade, cujo texto-base é o documento balizador das políticas museais voltadas às instituições paulistas públicas e privadas.

No dia 10 de novembro, às 15h, acontecerá uma Audiência Pública para validar a versão final da Política SP de Museus e Sustentabilidade, cujas diretrizes são resultado do trabalho desenvolvido ao longo deste ano pelo Grupo de Trabalho composto por profissionais voluntários e técnicos da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM).

Uma vez consolidadas as diretrizes de gestão de museus para a sustentabilidade, o documento será submetido à aprovação final do Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM-SP) e à ratificação do titular da Pasta, por meio de Resolução da Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.  

Participantes

Marta Porto  

Crítica de cultura, jornalista e escritora. Tem participado das principais arenas internacionais de debates sobre artes, cultura e políticas culturais nos últimos 25 anos. Vem liderando ou colaborando com programas das Nações Unidas, de governos e fundações sociais em projetos de democratização das artes e da cultura, comunicação cultural e engajamento social. É autora de mais de 40 artigos publicados em revistas e coletâneas de vários países, e autora dos livros “Imaginação, Reinventando a cultura” (Pólen Editora, 2019; “Comunicação no centro da mudança” (Approach,2017) e “Nós do Morro, 20 anos” (XBrasil,2008), entre outros. www.martaporto.com.br  

Marcelo Nakagawa  

Professor de Inovação e Empreendedorismo do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa. É coordenador adjunto da FAPESP nos programas de inovação. É colunista da Época Negócios. Também é consultor de inovação para grandes corporações e entidades setoriais e governamentais. Doutor em Engenharia de Produção (POLI-USP), mestre em Administração e Planejamento (PUC-SP) e graduado em Administração de Empresas (FEA-USP), tem quase 30 anos como executivo nas áreas financeira, estratégia empresarial, venture capital, inovação, private equity e educação. 

SERVIÇO

Webinário Sustentabilidade e Inovação em Museus

Data: 04 de novembro

Horário: 15h

Local: canal do SISEM-SP no Youtube

Fonte: SISEM-SP