SISEM-SP incentiva museus paulistas a aderirem à campanha “É Dia de Museu”

Postado em: 16 de maio de 2018 | Destaques

Lançamento será sexta-feira (18/05), Dia Internacional dos Museus; visitantes poderão contribuir com ingresso solidário, doando uma peça de roupa para a Campanha do Agasalho

Na próxima sexta-feira (18/5), Dia Internacional dos Museus, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), lança a campanha É Dia de Museu. A ação envolverá todos os museus paulistas que aceitarem o convite de adesão e está sendo amplamente divulgada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) para orientar as instituições museológicas interessadas em participar.

A campanha apresenta ao público a diversidade da programação dos museus paulistas que vai muito além das visitas expositivas. “Com essa campanha queremos facilitar ainda mais o acesso do público à programação de atividades e ampliar o acesso à cultura. Museus não são somente locais de preservação da memória, mas também de criação de memórias pessoais, intransferíveis e inesquecíveis”, afirma o secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello.

O marco de lançamento da campanha – Dia Internacional dos Museus – terá programação especial na rede dos museus da Secretaria da Cultura e naqueles que integram o SISEM-SP e voluntariamente formalizarem a adesão, por meio de engajamento na Campanha do Agasalho, ação em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e os demais Fundos Sociais de Solidariedade Municipais. Os visitantes serão convidados a contribuir com o “ingresso solidário”, que consiste na doação de uma peça de roupa para a Campanha do Agasalho.

Ao final da campanha de arrecadação que vai até setembro, as doações deverão ser encaminhadas para os Fundos Sociais de Solidariedade. Os museus que se interessarem em aderir deverão retirar o material de coleta (caixas de papelão e cartazes, junto aos Fundos Sociais de Solidariedade nos seus respectivos municípios. No caso dos museus localizados na Capital, as instituições devem acessar o site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br.

Novas experiências em momentos especiais 

A campanha “É Dia de Museu” se estenderá a outras datas específicas, quando o público poderá conferir programação temática ou mesmo sugestões de passeios que combinem com o dia selecionado. “Queremos inspirar novas experiências em momentos especiais. Um casal pode optar por celebrar o Dia dos Namorados com um passeio em um museu com restaurante, por exemplo. O objetivo da campanha é inspirar e cativar as pessoas a buscarem novas experiências a partir da programação e dos serviços oferecidos pelos museus.”, explica Regina Ponte, coordenadora da UPPM.

Nas datas com programações temáticas, os usuários serão convidados a postar suas fotos nas mídias sociais com a hashtag #diademuseu. As fotos irão fazer parte de uma galeria de imagens no próprio site da campanha: “os registros das experiências dos visitantes criam um espaço de compartilhamento dessas memórias no ambiente virtual”, finaliza a coordenadora.

Portanto, a iniciativa nasce no ambiente digital, com a alimentação de site dinâmico, desenvolvido especialmente para a campanha, que ficará no ar permanentemente. As mídias sociais dos museus e da própria Secretaria da Cultura também informarão os seguidores sobre a programação temática, em postagens com a mesma identidade visual e com a hashtag #diademuseu.

A programação dos museus na data poderá ser conferida em página permanente desenvolvida especialmente para a ação (http://cultura.sp.gov.br/diademuseu). O site será atualizado tanto com as atividades que já fazem parte do calendário dos museus quanto com as informações das próximas edições da campanha “É Dia de Museu”.

Como aderir

Para aderir à Campanha É Dia de Museu, a instituição deverá estar cadastrada na plataforma São Paulo Estado da Cultura (www.estadodacultura.sp.gov.br). O passo seguinte é atrelar o museu ao evento 16ª Semana de Museus / É Dia de Museu e inserir a programação da instituição para que ela possa aparecer na interface dos sites externos. Todo o material informativo da campanha, kit de comunicação com logos e releases estarão disponíveis para download no site do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br).

“Além de termos um link em nosso site com todo o material da Campanha e orientações sobre como participar, os representantes regionais podem ajudar os museus de sua região a programarem suas ações. Caso ainda tenham dúvidas, podem acionar os técnicos do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP. Temos certeza que esta campanha vai tomar corpo ao longo do tempo. Solicitamos a todos que contribuam com ideias e ações que fortaleçam esta iniciativa”,  comenta Davidson Kaseker, diretor do Sistema Estadual de Museus de São Paulo.

Estarão disponíveis, dentre outros arquivos, os materiais abaixo. O download de todos está disponível AQUI.

Logo É Dia de Museu (png)

ÉDIADEMUSEU-TWITTER-1 (png)

ÉDIADEMUSEU-FACE-QUADRADO-1 (png)

ÉDIADEMUSEU-FACE-RETANGULAR-1 (png)

Guia de Inserção de Eventos na Plataforma SP Estado da Cultura (png)

Release_É Dia de Museu_maio 2018 (pdf)

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo