Convite e Orientação para participação na Campanha É Dia de Museu

 

 

Se você é dirigente ou atua diretamente na gestão de um museu, este é um convite da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio de sua Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico – UPPM.

Se você não é gestor, mas também atua no museu, por gentileza leve esse convite adiante.

O seu museu está convidado a aderir à campanha

Neste próximo dia 18/5, Dia Internacional dos Museus, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio da UPPM, lança a campanha É Dia de Museu. A ação envolverá todos os museus paulistas que aceitarem o convite de adesão. A iniciativa nasce no ambiente digital, com a alimentação de site dinâmico, desenvolvido especialmente para a campanha, que ficará no ar permanentemente. As mídias sociais dos museus e da própria Secretaria da Cultura também informarão os seguidores sobre a programação temática, em postagens com a mesma identidade visual e com a hashtag #diademuseu.  Em datas específicas, o público poderá conferir programação temática ou mesmo sugestões de passeios que combinem com o dia selecionado. O objetivo da campanha é inspirar e cativar as pessoas a buscarem novas experiências a partir da programação e dos serviços oferecidos pelos museus.

A programação dos museus na data poderá ser conferida em página permanente desenvolvida especialmente para a ação (http://cultura.sp.gov.br/diademuseu). O  site será atualizado tanto com as atividades que já fazem parte do calendário dos museus quanto com as informações das próximas edições da campanha “É Dia de Museu”.

 

Novas experiências em momentos especiais

A campanha “É Dia de Museu” se estenderá a outras datas específicas, quando o público poderá conferir programação temática ou mesmo sugestões de passeios que combinem com o dia selecionado. Queremos inspirar novas experiências em momentos especiais. Um casal pode optar por celebrar o Dia dos Namorados com um passeio em um museu com restaurante, por exemplo.

Nas datas com programações temáticas, os usuários serão convidados a postar suas fotos nas mídias sociais com a hashtag #diademuseu. As fotos irão fazer parte de uma galeria de imagens no próprio site da campanha: “os registros das experiências dos visitantes criam um espaço de compartilhamento dessas memórias no ambiente virtual”, finaliza a coordenadora Regina Ponte.

 

COMO ADERIR

Para aderir à Campanha É Dia de Museu, a instituição deverá estar cadastrada na plataforma São Paulo Estado da Cultura (www.estadodacultura.sp.gov.br). Passo seguinte é atrelar o museu ao evento 16ª Semana de Museus / É Dia de Museu e inserir a programação da instituição para que ela possa aparecer na interface dos sites externos. Todo o material informativo da campanha, kit de comunicação com logos e releases estarão disponíveis para download abaixo.

Download “LOGO-É-DIA-DE-MUSEU.png” LOGO-É-DIA-DE-MUSEU.png – Baixado 72 vezes – 39 KB

Download “ÉDIADEMUSEU-FACE-QUADRADO-1.png” ÉDIADEMUSEU-FACE-QUADRADO-1.png – Baixado 57 vezes – 53 KB

Download “ÉDIADEMUSEU-FACE-RETANGULAR-1.png” ÉDIADEMUSEU-FACE-RETANGULAR-1.png – Baixado 49 vezes – 57 KB

Download “ÉDIADEMUSEU-TWITTER-1.png” ÉDIADEMUSEU-TWITTER-1.png – Baixado 54 vezes – 49 KB

Download “Guia-de-Inserção-de-Eventos-na-Plataforma-Estado-da-Cultura.png” Guia-de-Inserção-de-Eventos-na-Plataforma-Estado-da-Cultura.png – Baixado 54 vezes – 1 MB

Download “Release_SISEM-SP-apoia-a-campanha-É-Dia-de-Museu-1.pdf” Release_SISEM-SP-apoia-a-campanha-É-Dia-de-Museu-1.pdf – Baixado 40 vezes – 212 KB

 

CAMPANHA DO AGASALHO

O marco de lançamento da campanha – Dia Internacional dos Museus – terá programação especial na rede dos museus da Secretaria da Cultura e naqueles que integram o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e voluntariamente formalizarem a adesão, por meio de engajamento na Campanha do Agasalho, ação em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e os demais Fundos Sociais de Solidariedade Municipais. Os visitantes serão convidados a contribuir com o “ingresso solidário”, que consiste na doação de uma peça de roupa para a Campanha do Agasalho. Ao final da campanha de arrecadação que vai até setembro, as doações deverão ser encaminhadas para os Fundos Sociais de Solidariedade.

Os museus que se interessarem em aderir deverão retirar o material de coleta (caixas de papelão e cartazes, junto aos Fundos Sociais de Solidariedade nos seus respectivos municípios. No caso dos museus localizados na Capital, os museus devem acessar o site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br .

 

Sobre a Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP, tendo como parceiros todas as Secretarias de Estado, empresários e a sociedade civil. O FUSSESP, com o apoio dos diversos segmentos da sociedade, planeja estratégias, estabelece locais de arrecadação e coordena ações para ajudar milhares de famílias carentes a enfrentar o inverno com mais segurança, dignidade e calor humano. As doações são encaminhadas a entidades assistenciais, hospitais, albergues da Capital e de todos os Municípios do Estado de São Paulo.

 

São Paulo Estado da Cultura

A plataforma colaborativa SP Estado da Cultura é uma ferramenta de mapeamento que facilita a divulgação e a transparência das iniciativas culturais que acontecem no território paulista. Disponibilizada pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, ela amplia o acesso às informações sobre eventos, espaços, programas e agentes culturais. (www.estadodacultura.sp.gov.br )