SISEM-SP, em parceria com Oficinas Culturais, lança formação online sobre Plano Museológico

Projeto faz parte de programa realizado com o objetivo de promover atividades de qualificação para profissionais do setor museal

Estão abertas as inscrições para a oficina online “Plano Museológico: Os desafios do planejamento a longo prazo para museus”, realizada pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria a Oficinas Culturais e a POIESIS, Organização Social de Cultura. O evento está marcado para ocorrer em 24, 26 e 28 de outubro, das 10 às 12h, via plataforma Zoom.

A atividade visa o aprimoramento técnico para profissionais de museus, gestores culturais e demais interessados. Os encontros formativos serão ministrados por Paulo José Nascimento Lima, graduado em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade de São Paulo (USP). Diretor do Museu do Ouro (Ibram), o especialista já atuou como museólogo do Museu Lasar Segall e do Museu da Casa Brasileira.

Nesta oficina, serão abordados os seguintes tópicos: definições e conceitos relacionados ao planejamento museológico; legislação para museus; apresentação de instrumentos e metodologia para a elaboração de planos museológicos; os desafios do planejamento museológico em contextos adversos, a exemplo da pandemia de Covid-19.

Com 30 vagas disponíveis, é necessário que seja feita a inscrição prévia no formulário: https://forms.gle/eU5a6iAhcajD9g1Y6


Projeto de formação

Como ponto de ação, as Oficinas Culturais desenvolvem e gerem programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral.

Um dos eixos da programação virtual do Programa Oficinas Culturais para o interior, litoral e região metropolitana de São Paulo é composto por atividades exclusivas para os gestores e funcionários das cidades parceiras, sobre temas ligados ao dia a dia profissional.

A partir da parceria com o SISEM-SP, a proposta é qualificar a oferta de atividades específicas para as equipes dos museus paulistas, inicialmente com três oficinas, entre outubro e dezembro, e a intenção de dar continuidade no próximo ano.


SERVIÇOS:

OFICINA: PLANO MUSEOLÓGICO: OS DESAFIOS DO PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO PARA MUSEUS

Coordenação: Paulo Nascimento

Datas e horários:

24, 26 e 28/10 – 10h às 12h

30 vagas

Inscrições: 11/10 até o preenchimento das vagas

Seleção: primeiros inscritos

Público-alvo: profissionais de museus, gestores culturais, estudantes e demais interessados.

Plataforma Zoom.

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/eU5a6iAhcajD9g1Y6