Museu de Arte Sacra de São Paulo recebe inscrições para palestra sobre preservação do patrimônio museal

Últimos dias de inscrições para a palestra on-line “Preservação do patrimônio museal: riscos e prevenção”, que será realizada pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em 15 de dezembro, às 16h.

Os interessados em participar podem fazer sua inscrição até 13 de dezembro, no link https://cem.sisemsp.org.br/. Para se inscrever, é preciso estar logado no site do SISEM-SP, ou seja, ter um perfil na Plataforma ADA. Veja o tutorial sobre como fazer o perfil de usuário.

Considerando o acervo como pilar de uma instituição museológica, a previsão de riscos e adoção de medidas para sua salvaguarda são fundamentais para garantir a estabilidade e a integridade desses objetos que contam histórias e perpetuam a memória de determinado tempo e espaço.

Ministrada por Flávia Andrea Siqueira Dias, a atividade visa a apresentar uma visão ampla dos riscos iminentes de um museu, bem como trazer soluções e procedimentos que auxiliem no tratamento do acervo de forma consciente e intensiva.

Flávia é especialista lato sensu em História da Arte e Conservadora Restauradora de Bens Culturais, atua há dezoito anos na área de conservação preventiva, restauro de escultura policromada, gestão de acervos e museus. Possui ateliê próprio de conservação e restauro e ministra cursos livres no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

SERVIÇO

Palestra “Preservação do patrimônio museal: riscos e prevenção”

Dia 15 de dezembro, às 16h.

Inscrições até 13 de dezembro, pelo link https://cem.sisemsp.org.br/

Fonte: Museu de Arte Sacra de São Paulo