SISEM-SP e Pinacoteca promovem oficina em São Paulo

Postado em: 10 de maio de 2016 | Formação

Pinacoteca1Imagem: fachada da Pinacoteca do Estado de São Paulo

Em 2 de junho (quinta-feira), o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Pinacoteca, instâncias ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizam uma oficina sobre acondicionamento de acervos. A atividade ocorre das 10h às 16h, no auditório e laboratório da Pinacoteca, na capital paulista. Devido ao grande número de inscritos, o processo de seleção sofreu um pequeno atraso. Assim, os nomes dos participantes serão divulgados apenas na próxima segunda-feira (30/5). 

Voltada ao público atuante em coleções, bibliotecas e arquivos, a palestra tem como o objetivo compartilhar algumas das práticas adotadas para a conservação preventiva do acervo artístico da Pinacoteca.

A ação terá aproximadamente 1 hora e abordará  a metodologia para a armazenagem das obras nas reservas técnicas e o aprendizado da conservação preventiva nas peças do acervo exposto.

Na parte prática, os alunos participarão de uma dinâmica para desenvolvimento e aprendizagem. Na ocasião, serão confeccionados três modelos, para uma caixa, um álbum e uma pasta. 

O projeto será coordenado pela restauradora da equipe Priscila Alegre, com participação dos conservadores Tatiana Russo e Henrique Costa Filho. A Pinacoteca está localizada à Praça da Luz, n° 2, no bairro da Luz. Outras informações pelo telefone (11) 3339-8111.

Serviço:
Oficina de Acondicionamento de Acervos
Data: 2/6/2016 (quinta-feira)
Horário: das 10h às 16h
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo (Praça da Luz, n° 2, Luz – São Paulo/SP)
Informações: (11) 3339-8111 
Adesão: gratuita

Inscrições: Em virtude do grande número de inscrições, o resultado da seleção para as 15 vagas destinadas à Oficina de Acondicionamento de Acervos será divulgado no dia 30 de maio, segunda-feira.

 

 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo