SISEM-SP divulga programação da campanha Sonhar o Mundo nos museus do Estado de SP

Museus paulistas promovem ações gratuitas com foco na temática Cultura como Direito

Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, os Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo se mobilizaram pelo quinto ano consecutivo para realizar a campanha Sonhar o Mundo, entre os dias 9 e 15 de dezembro.

A cada edição um tema específico permeia as atividades, neste ano, o foco é “Cultura como Direito”.

A campanha é uma realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, o Museu do Futebol, o Museu Afro Brasil, o Museu da Diversidade Sexual, o Museu da Imigração de São Paulo, o Memorial da Resistência de São Paulo, o Memorial da Inclusão e o Museu Índia Vanuíre. Todos os museus paulistas puderam inscrever atividades gratuitas e abertas ao público em geral para compor a programação.

Confira todas as ações programadas pelos museus da Capital no link https://www.sisemsp.org.br/campanhas/capital/# e pelas instituições museais do interior no https://www.sisemsp.org.br/campanhas/programacao/.

CAPITAL

Uma das atividades do Memorial da Resistência de São Paulo será o Jogo “De passo a passo”, realizado nos dias 9, 11, 12, 13 e 15 de dezembro, das 10h às 17h. Para o público agendado e espontâneo será disponibilizado o jogo, que trata de direitos culturais além de outros direitos humanos. Também ocorrerão intervenções artísticas por meio de leituras: “Se os tubarões fossem homens” (Bertold Brecht) e artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Atividade acessível em Libras (para seu desenvolvimento, é necessário o agendamento pelo Programa Memorial Para Todos 11.3335-5882).

O Museu Afro Brasil realizará em seu auditório a roda de conversa “O direito à cultura como direito à memória: uma conversa sobre museus”, no dia 14 de dezembro (sábado), às 11h. Organizado pelo Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, os participantes da roda de conversa serão convidados a refletirem sobre um aspecto fundamental do direito à cultura: o lugar da memória. Após a roda de conversa, haverá uma visita mediada na exposição de longa duração, na qual os participantes conhecerão obras que ampliem as reflexões compartilhadas.

O Museu da Diversidade Sexual realizará a apresentação do Coral LGBT, no dia 11 de dezembro (quarta-feira), às 19h30, na Estação República do Metrô, entre outras ações programadas. Coordenado pelo Maestro Ettore Verissimo com acompanhamento do magistral piano de Gabriel Fabbri e direção cênica de Bruna Dias, o coral apresentará um repertório eclético e contagiante que tem como objetivo unir a população LGBTI+ por meio da arte e reforçar o movimento global de combate ao preconceito e respeito à diversidade para todas as pessoas.

O WorkshopApoio a refugiados e migrantes em nível local – o intercâmbio entre Polônia, Alemanha e Brasil” é uma das atrações do Museu da Imigração, no dia 10 de dezembro (terça-feira), das 9h às 12h. Aberto ao público, é voltado principalmente a profissionais e agentes sociais que trabalham com o tema das migrações internacionais, com abordagens sobre diferentes maneiras de apoiar migrantes e refugiados em nível local, entre outras questões.

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura realizará a Feira de zines e pequenas editoras em 14 de dezembro (sábado), das 11h às 18h. Neste ano, a feira ocorre no mesmo dia do IV Encontro de Escrita Criativa, propondo um espaço para exposição e comercialização de fanzines e de publicações de pequenas editoras, além de coletivos e autores independentes, a fim de promover a integração de escritores e a visibilidade do cenário contemporâneo de edições alternativas.

A Casa Guilherme de Almeida oferece, entre 2 e 13 de dezembro, das 19h às 21h, o Curso “Diretoras em Cena”, com Joyce Pais e Luísa Pécora, que traçarão um panorama introdutório do cinema realizado por mulheres no Brasil e no mundo. O curso revisitará a obra e a trajetória de realizadoras que atuaram em diferentes épocas e países, incluindo nomes como Alice Guy-Blaché, Helena Solberg, AgnèsVarda e Ava DuVernay.

Na Casa Mário de Andrade haverá o curso “Perspectivas da Literatura Popular no Brasil – Módulo II”, nos dias 21 e 28 de novembro e 5 e 12 de dezembro, das 19h às 21h, com Marco Haurélio. No curso, os participantes terão oportunidade de conhecer a história e perspectivas da literatura popular no Brasil, com destaque para o conto popular em seu diálogo com a educação e sua presença na cena cultural brasileira. A cada dia, um tema diferente. Serão oferecidas 40 vagas, os interessados devem se inscrever no site da instituição.

O Museu Catavento traz o espetáculo teatral “Por um Futuro Sustentável”, em 10 de dezembro (terça-feira), no auditório do Museu. De maneira lúdica, o espetáculo abordará a importância de preservar os recursos naturais e cuidar do planeta para desenvolver um futuro sustentável. Atividade acessível em Libras.

A oficina Kazumbá: Cultura como Direito é uma ação promovida pelo Museu da Casa Brasileira, em 10 de dezembro (terça-feira), das 10h às 12h30, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Itaim Bibi (Av. Horácio Lafer, 560 – Itaim Bibi, São Paulo/SP) com os frequentadores do local. A oficina articulará diversas linguagens como poesia, desenho, pintura, carimbo baseada na carta universal dos direitos humanos.

No Museu da Imagem e do Som acontecerá a oficina de materiais acessíveis, em 15 de dezembro (domingo), das 14h às 16h, como parte da programação paralela da exposição Musicais no Cinema. O MIS convida o público a criar materiais acessíveis para pessoas cegas ou com baixa visão usando a linguagem dos cartazes como base. O objetivo é criar texturas usando materiais variados. Para participar, retire o ingresso gratuito 1h antes da atividade, que oferece dez vagas.

O Museu de Arte Sacra apresenta a mostra “Se o museu fosse meu”, a partir de 11 de dezembro (quarta-feira), das 14h às 17h. A mostra torna público mais um fruto da parceria firmada entre o MAS e o Núcleo Boraceia, espaço de convivência para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em cartaz até 5 de janeiro de 2020, apresentará uma seleção dos trabalhos realizados em oficinas educativas no espaço de convivência e em visitas ao Mosteiro da Luz, sede do Museu.

O Museu do Futebol promove o #CHUTEIRAPARATODOS, de 3 de dezembro a 25 de janeiro de 2020, das 10h às 18h. O acesso à prática esportiva é um direito garantido pela Constituição Federal a todos os brasileiros. Mesmo assim, milhões de pessoas encontram os mais variados obstáculos para exercer esse direito com qualidade e segurança – mesmo quando se trata de uma modalidade tão popular como o futebol. Trata-se deuma campanha para arrecadação de chuteiras usadas em bom estado, em parceria com a organização Ginga FC. O material será selecionado e distribuído para 15 times de várzea das periferias de São Paulo, Rio de Janeiro e das regiões do Xingu e do Tapajós.

Uma das ações da Pinacoteca de São Paulo é a visita educativa na exposição: “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”, em 14 de dezembro (sábado), das 14h30 às 15h30. A visita educativa busca estabelecer relações de diálogo com os diversos públicos e promover ressignificação acerca das obras observadas pelos participantes dos grupos, por meio da leitura de imagens, com a mediação dos educadores do museu. Não é necessária inscrição prévia, basta procurar pelo educador na recepção do museu.

A roda de conversa “Onde estamos, quem somos, pra onde iremos: memórias do Carandiru” será realizada de 10 a 13 de dezembro, das 19h às 20h e em 14 de dezembro (sábado), das 10h às 11h, no Espaço Memória Carandiru. Além da conversa com ex-morador da antiga Casa de Detenção do Carandiru haverá a visita ao Espaço Memória Carandiru, localizado na atual Etec Parque da Juventude, antigo Pavilhão 4.

O Museu de Arte Contemporânea da USP traz a palestra “Agora é a vez das vozes silenciadas”, em 10 de dezembro (terça-feira), das 14h às 16h, que propõe um exercício de reflexão sobre o olhar “decolonial” presente em exposições e museus nesse momento e sobre o acesso e pertencimento da população a essas instituições.

INTERIOR

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre traz a roda de conversa e oficina com Indígenas, no dia 13 de dezembro (sexta-feira), das 15h às 16h. Além do bate-papo com os indígenas, moradores da T.I. Vanuíre, para discutir a temática Cultura como Direito, será realizada oficina de confecção de adorno indígena.

O Museu Casa de Portinari contará com um painel, disponível de 10 a 15 de dezembro, das 9h às 18h, na Capela da Nonna, em que o visitante será convidado a deixar uma mensagem ou uma palavra que o faça refletir sobre a importância dos direitos humanos nos dias atuais. Levando em conta o respeito à diversidade cultural, o combate ao preconceito, à discriminação e à violência. A cada dia, haverá uma temática diferente.

O Museu Felícia Leirner – Auditório Santoro realizará, entre outras ações, a palestra “Cultura como Direito”, no dia 10 de dezembro (terça-feira), das 15h às 17h. Aberta ao público, com mediação de Ivan Montanari, a palestra abordará o tema o Direito à Cultura, prevista na Constituição Federal, como um direito fundamental.

O Museu do Café receberá a ONG Oficina do Futuro para uma apresentação gratuita no Salão do Pregão. A atração acontecerá no dia 14 de dezembro (sábado), a partir das 15h, e terá como foco os espetáculos dos grupos de coral e balé formados pelas crianças acolhidas na entidade.

O “Passa lá em Casa” acontece nos dias 9, 11 e 13 de dezembro, na Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho. No dia 11 (quarta-feira), das 9h às 11h, o encontro será com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras que discutirá e planejará ações a serem realizadas.

O Museu da Cidade de Campinas exibe no dia 9 (segunda-feira), o vídeo “Projeto Gota d’água”, das 14h às 17h. A atividade é acessível em Libras, com audiodescrição e legendas e o intuito é a educação sobre consciência ambiental e uso sustentável da água.

No dia 9 de dezembro (segunda-feira), o Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” realizará o encontro “Práticas Inclusivas em Cultura, Arte e Educação” que contará com a presença de Anderson Nascimento, Fernando Baragão e Meirielly Rodrigues, com mediação de Lucas Gonzaga. O encontro aborda um conjunto de ações que combatem a exclusão social por meio de práticas artístico-pedagógicas no contexto de ensino da dança e do teatro nas APAEs de Salto/SP e Sorocaba/SP. Tal iniciativa tem como desejo fomentar as ferramentas inclusivas na prática  educacional, bem como promover um intercâmbio institucional, no qual serão beneficiados professores de toda a rede pública de Salto e região.

O “Encontro Rememorar”, composto por dinâmicas sensoriais relacionando a memória, as lembranças e os cinco sentidos, é uma ação do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, que acontece nos dias 10 e 12 de dezembro (terça e quinta-feira), das 9h às 11h. A atividade é acessível em Libras e o objetivo é instigar as lembranças e reminiscências dos idosos, entre outros benefícios.

O Museu Municipal Padre Carlos Leôncio da Silva apresenta a Exposição “Filatélica como Instrumento de Promoção Cultural”, de 9 a 13 de dezembro, das 9h às 17h. A exposição conta a história filatélica ao longo dos anos e sua importância no resgate cultural das novas gerações.

O Museu Major Novaes contará com exposições e mesas redondas de 11 a 13 de dezembro, às 19h. A exposição “Pintores especiais: a arte de todos e para todos”, será feita pelos alunos da APAE Cruzeiro-SP, no dia 11 (quarta-feira). A atividade terá audiodescrição.

Sonhar o Mundo

Realizada pela primeira vez em 2015, a campanha Sonhar o Mundo busca articular os museus paulistas em torno de ações ligadas aos Direitos Humanos, dando visibilidade ao tema a partir de programação cultural, educativa e de comunicação nas mídias sociais.

Exposições, debates, visitas educativas e oficinas, entre outras atividades são realizadas com o objetivo de provocar a reflexão e novos olhares sobre a diversidade cultural.


SERVIÇO

Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigência, São Paulo/SP. CEP 01213-010
Telefone: (11) 3335.5192
E-mail: faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Website: http://www.memorialdaresistenciasp.org.br
Facebook: @memorialdaresistenciasp
Instagram: @memorialdaresistenciasp
Twitter: @M_ResistenciaSP
YouTube: https://www.youtube.com/mresistenciasp

Museu Afro Brasil
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral,  Parque Ibirapuera, Portão 10, São Paulo/SP. CEP 04.094-050
Telefone: (11) 3320-8900
Website: www.museuafrobrasil.org.br
Facebook: @museuafrobrasil.oficial
Instagram: @museuafrobrasil
Twitter: @museuafrobrasil
YouTube: https://www.youtube.com/user/museuafrobrasil1

Museu da Diversidade Sexual
Endereço: Rua do Arouche, 25 (Estação República do Metrô) – República, São Paulo/SP. CEP 03026-005
Telefone: (11) 3882.8080
E-mail: educativomds@apaa.org.br
Website: http://www.mds.org.br/contato/
Facebook: @museudadiversidadeoficial
Instagram: @museudadiversidadesexual
Twitter: @mus_diversidade
YouTube: https://www.youtube.com/museudadiversidadesexual

Museu da Imigração
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca, São Paulo/SP. CEP 03146-300
Telefone: (11) 2692-1866
E-mail: museudaimigracao@museudaimigracao.org.br
Website: http://museudaimigracao.org.br/
Facebook: @MuseudaImigracao
Instagram: @museudaimigracao
Twitter: @museu_imigracao
YouTube: https://www.youtube.com/museudaimigracao

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo/SP. CEP 01310-100
Telefone: (11) 3285.6986
E-mail: educativo@casadasrosas.org.br
Website: http://casadasrosas.org.br/
Facebook: @casadasrosas
Instragram: @casadasrosas
Twitter: @casadasrosas
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2wxiRZ00V3yxbbLoR2cLWw

Casa Guilherme de Almeida
Endereço: Rua Macapá, 187 – Sumaré, São Paulo/SP. CEP 01251-080
Telefone: (11) 3672.1391
E-mail: educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Website: http://casaguilhermedealmeida.org.br/
Facebook: @museucasaguilhermedealmeida
Instagram: @casaguilhermedealmeida
Twitter: @casagdealmeida
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCpkUtBXN2B-A4Oxjc7imltQ

Casa Mário de Andrade
Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda, São Paulo/SP. CEP 01154-010
Telefone: (11) 3826.408
E-mail: educativo@casamariodeandrade.org.br
Website: http://casamariodeandrade.org.br/
Facebook: @CasaMariodeAndrade
Instagram: @museucasamariodeandrade
Twitter: @CMariodeAndrade

Museu Catavento
Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº (Palácio das Indústrias) – Brás, São Paulo/SP. CEP 03003-060
Telefone: (11) 3246.4003
E-mail: ana.lima@cataventocultural.org.br
Website: http://www.cataventocultural.org.br/

Museu da Casa Brasileira
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, São Paulo/SP. CEP 01451-000
Telefone: (11) 3032.3727
E-mail: comunicacao@mcb.org.br
Website: https://mcb.org.br/pt/
Facebook: @museucasabrasileira
Instagram: @mcb_org
Twitter: @mcb_org

Museu da Imagem e do Som
Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo/SP. CEP 01449-000
Telefone: (11) 2117.4777
E-mail: educativo@mis-sp.org.br
Website: http://www.mis-sp.org.br/
Facebook: @educativo.mis

Museu de Arte Sacra
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo/SP. CEP 01102-000
Telefone: (11) 3326.3336
E-mail: educativo@museuartesacra.org.br
Website: http://museuartesacra.org.br/
Facebook: @MuseuArteSacra
Instagram: @museuartesacra
Twitter: @MuseuArteSacra

Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu, São Paulo/SP. CEP: 01234-060
Telefone: (11) 3664-3848
E-mail: contato@museudofutebol.org.br
Website: https://www.museudofutebol.org.br/
Facebook: @museudofutebol
Instagram: @museudofutebol
Twitter: @museudofutebol
YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo

Pinacoteca de São Paulo
Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo/SP. CEP 01120-010
Telefone: (11) 3324-1000
E-mail: pinacotecasp@pinacoteca.org.br
Website: http://pinacoteca.org.br/
Facebook: @PinacotecaSP
Instagram: @pinacotecasp

Espaço Memória Carandiru
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, Prédio I – Santana, São Paulo/SP. CEP 02030-100
E-mail: e159patcultural@cps.sp.gov
Website: http://www.etecpj.com.br/memoria/#
Facebook: @espacomemoriacarandiru
Instagram: @memoriacarandiru

Museu de Arte Contemporânea da USP
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1391 – Vila Mariana, São Paulo/SP. CEP 04094-050
Telefone: (11) 2648-0254
E-mail: infomac@usp.br
Website: http://www.mac.usp.br/mac/
Facebook: @usp.mac
Instagram: @mac_usp

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Endereço: Rua Coroados, 521 – Centro, Tupã/SP. CEP 17603-000
Telefone: (14) 3491.2333
E-mail: contato@museuindiavanuire.org.br
Website: https://www.museuindiavanuire.org.br/
Facebook: @museuindiavanuire
Instagram: @museuindiavanuire
Twitter: @mhindiavanuire

Museu Casa de Portinari
Endereço: Praça Candido Portinari, 298 – Brodowski/SP. CEP 14340-000
Telefone: (16) 3664.4284
E-mail: gerencia@museucasadeportinari.org.br
Website: https://www.museucasadeportinari.org.br/
Facebook: @museucasadeportinari
Instagram: @museucasadeportinari
Twitter: @casadeportinari
YouTube: https://www.youtube.com/casadeportinari/

Museu Felícia Leirner | Auditório Claudio Santoro
Endereço: Avenida Doutor Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão/SP. CEP 12460-000
Telefone: (12) 3662.6000
E-mail: contato@museufelicialeirner.org.br
Website: https://museufelicialeirner.org.br/
Facebook: @museufelicialeirner
Instagram: @museufelicialeirner
Twitter: @mfelicialeirner

Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
E-mail: museudocafe@museudocafe.org.br
Website: http://www.museudocafe.org.br/
Facebook: @museudocafe
Instagram: @museudocafe
Twitter: @museudocafe

Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho
Endereço: Praça Barão de Araras, 30 – Araras/SP. CEP 13600-040
Telefone: (19) 3542-7602
E-mail: casadamemoria@araras.sp.gov.br
Instagram: @casadamemoriadeararas

Museu da Cidade de Campinas
Endereço: Avenida Heitor Penteado, 2145 (Casa de Vidro) – Taquaral, Campinas/SP. CEP 13013-160
Telefone: (19) 3231.3387
E-mail: museudacidade@campinas.sp.gov.br
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCMXG3mGEx7wc7kWAXYa0rGg

Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”
Endereço: Rua José Galvão, 104 – Centro, Salto/SP. CEP 13320-170
Telefone: (11) 4029-3473
E-mail: museu@salto.sp.gov.br
Website: https://salto.sp.gov.br/
Facebook: @PrefeituradeSalto
Instagram: @prefeituradesalto
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCeVHgrWU8oB-6DKepbSXYHg

Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Endereço: Rua Santo Antonio, 641 – Centro, Piracicaba/SP. CEP 13400-160
Telefone: (19) 3422-3069
E-mail: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br
Website: http://museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br/pt_BR/
Facebook: Museu Prudente de Moraes
Twitter: @MuseuPrudente

Museu Municipal Padre Carlos Leôncio da Silva
Endereço: Rua Viscondessa de Castro Lima, 10 – Centro, Lorena/SP. CEP 12600-140
Telefone: (12) 3153-1518
E-mail: cultura@lorena.sp.gov.br
Facebook: @casadaculturadelorena

Museu Major Novaes
Endereço: Avenida Jorge Tibiriçá, s/nº – Centro, Cruzeiro/SP. CEP 12710-040
Telefone: (12) 3141-1100
E-mail: museu@cruzeiro.sp.gov.br
Facebook: @museumajornovaes
Instagram: @museumajornovaes

Fonte: SISEM-SP