SISEM-SP e ACAM Portinari dão início ao EPMi Nordeste

Postado em: 26 de fevereiro de 2019 | Destaques

Evento ocorre dias 27 e 28 de fevereiro, no SESC Ribeirão Preto

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari Organização Social de Cultura, realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28 de fevereiro, no SESC Ribeirão Preto, o Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi) Nordeste.

As inscrições ainda podem ser feitas no local, no início do evento. Para as oficinas, as vagas já foram todas preenchidas, mas há lista de espera para os interessados — que obrigatoriamente também precisam participar das atividades do primeiro dia.

O evento é o primeiro de uma série de encontros a serem feitos ao longo do ano, em seis macrorregiões paulistas, para ampliar e diversificar o debate em torno da gestão, governança, infraestrutura e segurança dos museus. Campinas (EPMi Campinas), Birigui (EPMi Noroeste), Bauru (EPMi Oeste), Sorocaba (EPMi Sudoeste) e São José dos Campos (EPMi Vale do Paraíba e Litoral) serão as outras cidades-sede, sempre com o apoio das unidades SESC SP.

“Ribeirão Preto foi escolhida para receber o primeiro EPMi por contar com representações regionais bastante atuantes e por possuir um bom número de museus em busca de articulação”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

No primeiro dia, o EPMi contará com conferências, palestras e mesas de discussão. Destaque para a conferência de abertura da museóloga, historiadora e membro do ICOM, Beatriz Cavalcanti Arruda.

O segundo dia concentra três oficinas ligadas à temática do encontro: “Rotinas de manutenção em museus”, “Desenvolvimento de Projetos Culturais” e “Gestão de Segurança de Acervo”.

Toda programação foi planejada com participação das lideranças locais do SISEM-SP, os chamados representantes regionais. Confira a grade de atividades completa.

EPMi

O Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi) percorrerá, ao longo do ano, seis macrorregiões paulistas para debater assuntos relacionados a infraestrutura, segurança, gestão e governança de museus. A ideia de se criar a versão itinerante do EPM surgiu após a análise dos dados sobre as inscrições realizadas nos Encontros Paulistas de Museus (EPMs) no período de 2011 a 2017.  Observou-se que, do total de inscritos, 65% provinha da Região Metropolitana de São Paulo. Assim, o EPMi foi concebido para atingir um público de profissionais de museus mais amplo geograficamente.

SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Nordeste (EPMi Nordeste)
Quando: 27 e 28 de fevereiro
Onde: SESC Ribeirão Preto
Endereço: Rua Tibiriça, 50 – Centro – Ribeirão Preto / SP
Informações: (11) 3339-8111

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo