SISEM-SP disponibiliza on-line publicações fora de circulação

Postado em: 6 de outubro de 2017 | Destaques

Primeiros dois materiais da coleção SISEM Memória Institucional já estão no site do órgão; ao todo, serão cinco títulos

Resgatar publicações fora de circulação, mas ainda relevantes dentro da museologia, utilizando a internet como veículo de acesso ao alcance de todos. Esse é o objetivo da coleção SISEM Memória Institucional, que acaba de ser lançada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), órgão da Secretaria da Cultura do Estado, em seu site, no link: https://www.sisemsp.org.br/serie-memoria-institucional/

A coleção recupera publicações do extinto Departamento de Museus e Arquivos (DEMA), hoje transformado na Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM). Inicialmente serão disponibilizados cinco títulos, todos voltados a responder questões diretamente ligadas à prática cotidiana de qualquer museu.

Duas obras já estão disponíveis para consulta: “Guia Prático para os Museus do DEMA no Interior” e “Conservação e Segurança de Acervos”. A primeira produzida na gestão do secretário Jorge Cunha Lima e a segunda na gestão do secretário Fernando Moraes.

Segundo a coordenadora da UPPM, Regina Ponte, a coleção SISEM Memória Institucional resgata um material de relevância histórica, mas ainda significativo aos dias de hoje. “Disponibilizá-lo é dar novo valor a publicações que estavam fora de circulação, mantendo-as importantes e abertas à consulta de todos.”

Para fazer a digitalização do material, foi firmada parceria entre o SISEM-SP e a Mercúrio Digitalizações. “A equipe do SISEM-SP é muito atenciosa e, assim como nós, vê a importância de aumentar a acessibilidade do conteúdo gerado pela instituição”, frisa o gerente de projetos da empresa, Roberto Fray da Silva.

Dessa maneira, o site do SISEM-SP torna-se, cada dia mais, um espaço virtual de referência ao estudo, pesquisa, capacitação e difusão da museologia. É o que argumenta o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker. “A coleção SISEM Memória Institucional soma-se a outros materiais já disponíveis em nosso site – e-books, artigos, vídeos e apresentações – que facilitam o acesso aos interessados no setor, democratizam a informação e ampliam o conhecimento.”

Para contextualizar a leitura das publicações, o SISEM-SP divulga uma Nota Técnica. “Ambas as iniciativas, a disponibilização das publicações e a nota introdutória, são muito louváveis. De um modo e de outro estão pontuadas a missão do SISEM-SP e a construção de uma trajetória que se faz com a somatória de momentos e de profissionais que, em seus cenários respectivos, nos precederam e possibilitaram a continuidade de um trabalho que cada vez mais se fortalece e legitima a sua relevância”, assinala Angélica Fabbri, diretora da ACAM Portinari, instituição parceira do SISEM-SP.

Fonte: SISEM-SP / SEC

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo