SISEM-SP promove nova edição de curso a distância para profissionais de museus

Postado em: 19 de abril de 2012 | Formação
Atividade é fundamentada no manual do Conselho Internacional de Museus, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 20 de abril (sexta-feira)
A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), inicia nova turma do curso livre a distância de capacitação para profissionais da área de museus. Criada em 2011, a atividade utiliza-se plataforma virtual de uma das dez melhores universidades do Estado de São Paulo na avaliação do MEC, a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). As aulas começam em maio.
Desenvolvido durante 12 semanas e com carga horária de 160 horas, o curso baseia-se no manual prático de como gerir museus do Conselho Internacional de Museus (Icom) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o curso “Introdução ao Trabalho em Museus” tem o objetivo de informar sobre ações desenvolvidas em museus. As tutoras do curso são as museólogas doutora Elisabeth Zolcsak e a professora e doutora Marília Xavier Cury.
O conteúdo do curso aborda o trabalho em museus buscando ser completo, enriquecedor e aplicável ao dia a dia. Entre os assuntos, estão desde o papel das instituições museológicas, a ética profissional, conservação de acervo, acolhimento de visitantes, educação em museu, até instruções sobre marketing na área. Além de envolver estudos de textos, exploração de recursos e discussões na internet entre os participantes e tutores, sem encontros presenciais.
As aulas online trazem conteúdos para que profissionais de museus possam ter conhecimentos em comum e atuar de forma colaborativa. Os estudos serão realizados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de recursos como textos, imagens, apresentações de detalhes e exemplos, além da exploração da internet, interações de comentários, questões e discussões, entre os participantes e professores-tutores.
Serviço:
Inscrições: até 20/4/2012
Adesão: gratuita
Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo