SEC promove curso de capacitação para profissionais de museus

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura, a atividade tem com o objetivo qualificar equipes do interior para o trabalho em instituições museológicas

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari, promove um curso de capacitação para profissionais de museus. No primeiro semestre de 2012, a atividade ocorre nos municípios de Bauru e Santo André. 

As primeiras aulas acontecem de 12 a 15 de março, das 9h às 17h, no Auditório da Secretaria de Cultura de Bauru. Em Santo André, o programa será desenvolvido de 19 a 22 de março, no mesmo horário, no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa. A ação é realizada em parceria com as prefeituras municipais.

Com o objetivo de qualificar equipes do interior para o trabalho em instituições museológicas, o curso é estruturado em cinco módulos, compostos pelos seguintes temas: Formatação de Projetos, Leis de Incentivo, Curadoria, Expografia, Produção e Montagem de Exposições.

Nesta primeira etapa, a atividade aborda o panorama das políticas públicas de cultura no Brasil e a elaboração de projetos para museus, além das leis de incentivo a cultura, com a professora de gestão cultural Roseli Biage e Leonardo Cássio, especialista em projetos culturais e mídias sociais.

Ao final do curso, haverá uma avaliação prática e teórica para testar o que foi assimilado pelos participantes e, na sequência, serão entregues certificados. Para atender o público interessado, foram disponibilizadas 40 vagas para cada cidade. 

Serviço:

Bauru
Data:
de 12 a 15/3/2012
Local: Auditório da Secretaria de Cultura de Bauru (av. Nações Unidas, nº 8-9, Centro – Bauru/SP)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (14) 3232-4621

Santo André
Data:
de 19 a 22/3/2012
Local: Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (rua Senador Flaquer, nº 470, Centro – Santo André/SP)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (11) 4438-9111/4436-3457, falar com Nilo