Retrospectiva: Rodas de conversa com Museus Históricos e Pedagógicos estimulam atuação em rede

Postado em: 27 de dezembro de 2021 | Notícias

Com objetivo de reativar sua articulação enquanto rede, neste ano, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a organização social de cultura ACAM Portinari, realizaram duas rodas de conversa on-line com Museus Históricos e Pedagógicos (MHPs). As ações foram voltadas, principalmente, aos responsáveis diretos pela gestão de instituições nascidas na Rede de Museus Históricos e Pedagógicos de São Paulo.

Em 15 e 16 de abril, aconteceu a “Roda de Conversa: Museus Históricos e Pedagógicos – O futuro das instituições de pequeno e médio porte do interior paulista”, com o intuito de discutir um novo perfil para as instituições e coletar dados atualizados sobre as mesmas, visando a fornecer subsídios ao SISEM-SP para o desenvolvimento de ações que supram, de fato, as novas necessidades desses museus.

O encontro teve 66 participantes, sendo 37 profissionais de Museus Históricos e Pedagógicos. Ao todo, 24 MHPs foram representados, o que corresponde a 53% das instituições consideradas ativas pelo SISEM-SP. Confira a programação e os temas abordados aqui. Está disponível no canal do SISEM-SP, no Youtube, o vídeo da participação de Maria Ignez Mantovani Franco, museóloga e ex-integrante do Grupo de Dinamização de Museus da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, onde atuou diretamente com os MHPs no início da década de 1980. Ela falou sobre a importância dessas instituições museológicas no interior paulista, bem como o papel que se espera que exerçam em suas comunidades. Confira o vídeo:

Pesquisa

Durante a Roda de Conversa, os participantes responderam uma pesquisa com o objetivo de levantar dados sobre os MHPs. O resultado consta no artigo “Trabalhando o passado na dinâmica do presente: o futuro dos Museus Históricos e Pedagógicos.

O texto traz informações gerais atualizadas sobre os Museus Históricos e Pedagógicos, seu processo de municipalização e novas perspectivas de atuação para estas instituições, tomando como base, para além das discussões promovidas ao longo da Roda de Conversa, os dados coletados por meio das respostas dos profissionais que atuam profissionalmente na rede de museus. Clique aqui para fazer o download.

2ª Roda de Conversa

Com o intuito de dar continuidade às atividades de retomada da articulação entre o SISEM-SP e as instituições nascidas na Rede de Museus Históricos e Pedagógicos (MHPs), em 4 e 5 de novembro, foi realizada a 2ª Roda de Conversa com Museus Históricos e Pedagógicos, cujo tema foi o potencial de transformação da pesquisa museológica nesses tipos de museus.

O encontro registrou 40 participantes, sendo 18 deles profissionais de Museus Históricos e Pedagógicos. Ao todo, 11 MHPs foram representados, o que corresponde a 21,1% das instituições consideradas ativas pelo SISEM-SP.

O evento abrangeu participantes não só do interior e capital de São Paulo, como também de outros estados e da Colômbia: Americana, Atibaia, Botucatu, Brodowski, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Carlinda (MT), Garça, Guariba, Guarulhos, Hortolândia, Itapira, Jaboticabal, Limoeiro do Norte (CE), Lorena, Medellín (Colômbia), Mococa, Mogi das Cruzes, Ouro Preto (MG), Paulínia, Piracuruca, Porto Feliz, Porto Ferreira, Rio Claro, Rio de Janeiro (RJ), São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Manuel, São Paulo, São Sebastião, Sapeaçu (BA), Socorro, Tupã e Vera Cruz.

Por meio da 2ª Roda, pretendeu-se fortalecer as instituições debatendo assuntos relevantes à qualificação de suas ações, incentivando a reflexão sobre a relevância da pesquisa em museus e sua primordialidade para o bom funcionamento da cadeia operatória museológica.

Também buscou-se alcançar outros propósitos adjacentes como capacitar os profissionais, apoiar a continuidade do processo de municipalização dos MHPs, entender suas demandas e, em especial, as temáticas sobre as quais o SISEM-SP deve construir futuras ações de formação e capacitação, além de reativar a articulação e incentivar a Rede.

Uma das participações que chamou bastante a atenção dos presentes foi a fala do professor Paulo César Garcez Marins (Universidade de São Paulo), que buscou aproximar seu dia a dia de pesquisa no Museu Paulista ao cotidiano dos profissionais de museus de pequeno porte, ressaltando a extrema necessidade de se construir parcerias para a realização de pesquisas em acervos museológicos.

O vídeo com sua participação está disponível no canal do SISEM-SP no Youtube, assista:

Membro do ICOM e do ICOMOS, Paulo César Garcez Marins é historiador, Doutor em História Social pela USP. É docente e membro do corpo de curadores do Museu Paulista da USP desde 2004. Também é docente dos Programas de Pós-Graduação em Museologia e em Arquitetura e Urbanismo da USP. É editor de Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material desde 2005 e, atualmente, é chefe da Divisão de Acervo e Curadoria e Presidente da Comissão de Pesquisa do Museu Paulista.

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo