Roda de Conversa dos Museus Históricos e Pedagógicos

Postado em: 5 de abril de 2021 | Destaques

Com o intuito de reativar sua articulação enquanto rede, os Museus Históricos e Pedagógicos (MHPs) realizam uma roda de conversa em encontro virtual nos dias 15 e 16 de abril.

A participação é voltada a responsáveis diretos pela gestão de instituições nascidas na Rede de Museus Históricos e Pedagógicos de São Paulo e integrantes de suas  equipes de trabalho. Os participantes inscritos receberão o link para ingresso no evento via e-mail, no dia anterior ao início do encontro.

A roda de conversa objetiva traçar o novo perfil das instituições e coletar dados atualizados sobre as mesmas, visando a fornecer subsídios ao Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, para o desenvolvimento de ações que supram, de fato, as novas necessidades desses museus.

Programação

No dia 15, às 10h, a programação tem início com as falas institucionais de Letícia Santiago, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM/SEC); Davidson Panis Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC SISEM-SP) e Angelica Fabbri, diretora-executiva da ACAM Portinari.

Em seguida, serão abordados três temas. Na fala “Os MHPs e processo de municipalização”, Mirian Midori Peres Yagui, diretora do Grupo de Preservação do Patrimônio Museológico (GPPM/SEC) tratará sobre a tramitação dos processos de municipalização e orientações sobre o que é necessário que os gestores façam para concluir a municipalização de seus acervos.  “A missão do SISEM-SP para com os MHP” traz a apresentação das linhas de ação e formas de apoio do SISEM-SP às demandas dos MHP. O último tema abordado no dia será “A importância do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) no apoio técnico aos MHP”, em que Joselaine Mendes Tojo, coordenadora da Equipe Técnica ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP, abordará a importância e objetivos do CEM-SP. Ela também fará um balanço sobre os MHP no Cadastro e explicará sobre os parâmetros menos atendidos pelos MHP no processo cadastral.

No segundo dia (16/04), às 10h, haverá a palestra ministrada por Maria Ignez Mantovani Franco, museóloga, ex-integrante do Grupo de Dinamização de Museus da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, onde atuou diretamente com os MHP no início da década de 1980. A palestra tratará sobre a importância dessas instituições museológicas no interior paulista, bem como o papel que se espera que exerçam em suas comunidades.

Após o espaço para debate com a palestrante, serão realizadas três sessões de rodas de conversas intituladas “MHP trocando experiências”. A primeira abordará “As ações desenvolvidas durante o período de isolamento social”, a segunda, “Fragilidades de trabalho evidenciadas durante o período de isolamento social”, e a terceira, “Perspectivas de atuação para os MHP no cenário pós pandemia. O que faremos para a qualificação das ações futuras?”. Para finalizar, Ana Carolina Xavier Ávila, assistente de ações técnicas da ACAM Portinari, integrante da Equipe Técnica ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP, fará um balanço sobre as apresentações e abrirá a sessão de perguntas e respostas.

SERVIÇO

Roda de Conversa dos Museus Históricos e Pedagógicos

Dias 15 e 16 de abril, às 10h.

Gratuito

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo