Retrospectiva: financiamento coletivo para instituições culturais foi tema de live e oficina realizadas pelo SISEM-SP e Benfeitoria

Postado em: 31 de dezembro de 2021 | Formação

Para tirar todas as dúvidas sobre crowdfunding, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Benfeitoria realizaram, em 27 de julho, a live Financiamento coletivo para instituições culturais, no Youtube. Assista o vídeo e saiba mais sobre o assunto:

Mediado por Davidson Kaseker, à época diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP), o evento virtual contou com a participação de Larissa Novais, gestora de comunidades da Benfeitoria, plataforma de financiamento coletivo que disponibiliza consultoria customizada desde o rascunho até o sucesso do projeto de arrecadação, com comissão livre.

O setor cultural foi o mais impactado pela pandemia de Covid-19 e as plataformas de financiamento coletivo tornaram-se um importante braço de arrecadação de fundos. O crowdfunding é uma espécie de vaquinha, porém, bem mais elaborada, que destaca o potencial do projeto a ser financiado e o retorno positivo que sua viabilização pode trazer para a sociedade como um todo.

“O financiamento coletivo é uma dinâmica de financiamento em que várias pessoas se unem para viabilizar uma ideia. Mais do que um meio de arrecadar recursos de forma colaborativa, é também uma ferramenta para divulgar, aprofundar a relação com o público e pré-vender de forma especial um projeto ou serviço”, disse Larissa, que durante a live, apresentou as vantagens, desafios e funcionamento das diferentes ferramentas disponíveis no financiamento coletivo para instituições culturais. 

Para dar continuidade à capacitação iniciada com a live, em 03 de agosto, aconteceu a Oficina Financiamento coletivo para instituições culturais, com participação gratuita, destinada a produtores e gestores de cultura que tivessem um projeto na gaveta ou vontade de expandir ou manter algum projeto e que precisava de recursos financeiros para isso. A atividade foi ministrada por Larissa, que falou sobre o momento de planejar e construir uma campanha de financiamento coletivo.

Durante a atividade, foram abordadas questões como:

– Construção de narrativa de campanha: Qual a história que a sua campanha vai contar? 

– Mapeamento de rede: identificação dos diferentes perfis de apoio à sua campanha; 

– Recompensas: quais são as possíveis categorias de recompensas e o que levar em consideração na escolha? 

– Vídeos e imagens: dicas e inspirações para a construção da identidade visual da campanha. 

Larissa Novais

Formada em Comunicação & Produção Cultural na Universidade Federal da Bahia, com curso de extensão em Artes e Marketing Cultural na The New School NYC e Gestão de Comunidades na General Assembly, atua como gestora de comunidades na Benfeitoria há 07 anos, auxiliando nas estratégias de captação das maiores campanhas de financiamento coletivo da plataforma e disseminando essa modalidade de arrecadação por meio de cursos e palestras por todo o Brasil. 

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo