Representação Regional de São Paulo tem agenda de oficinas de capacitação

Postado em: 30 de abril de 2013 | Formação

A equipe da Representação Regional de São Paulo, em parceria com diversas entidades da sociedade civil e administrações municipais, vai realizar uma série de treze oficinas de capacitação para os candidatos ao Prêmio Culturas Populares, cujas inscrições estão abertas até o dia 05 de julho. A primeira oficina acontece no próximo dia 04 de maio, no município de São José dos Campos (Vale do Paraíba), às 14h, no Auditório Elmano Ferreira Veloso, Av. Olivo Gomes, 100, acesso pelo Parque da Cidade. Araras, Carapicuíba, Taboão da Serra, Campinas, São Sebastião, Jundiaí, Cananéia, Piracicaba, Mogi das Cruzes e a capital paulista vão sediar os encontros de capacitação.

Nesta edição, serão distribuídos R$ 5 milhões. O homenageado do ano é o ator, produtor e cineasta Amácio Mazzaropi. O concurso selecionará 350 premiados – incluindo o homenageado – dentre Mestres (170 prêmios), Grupos/Comunidades (170 prêmios) e Mestres in memoriam (10 prêmios).

O Prêmio tem como objetivo reconhecer a atuação de Mestres e Grupos/Comunidades responsáveis por iniciativas exemplares que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras. De acordo com o Edital, entende-se por iniciativas exemplares, as que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras como ações e trabalhos, individuais ou coletivos, que fortalecem as expressões culturais populares, contribuindo para sua continuidade e para a manutenção dinâmica das diferentes identidades culturais no Brasil. Veja aqui o Edital.

Também podem participar do Prêmio Culturas Populares 2012 projetos que desenvolvam atividades de retomada de práticas populares em processo de esquecimento e difusão das expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem, em todas as suas formas e modos próprios como religião; rituais e festas populares; arte popular; mitos, histórias e outras narrativas orais; processos populares de transmissão de conhecimentos; medicina popular; alimentação e culinária popular; pinturas, desenhos, grafismos e outras formas de artesanato e expressão plástica; escritos; danças dramáticas; audiovisual; dentre outros.

As inscrições poderão ser realizadas pela internet, por meio do Sistema SalicWeb, ou por via postal, sendo necessário, em ambos os casos, encaminhar a documentação e anexos exigidos pelo Edital.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo