Inscritos no Encontro Paulista de Museus ganharão certificado de participação

Atividades virtuais do EPM2020 são gratuitas e abertas ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia

Quem deseja receber o certificado de participação no Encontro Paulista de Museus (EPM2020) precisa fazer sua inscrição no link https://cem.sisemsp.org.br/, até o dia 22 de novembro.

A programação do evento é gratuita e será transmitida pelo Youtube, no canal do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. A transmissão do EPM 2020 será aberta a todos os interessados, mas para receber certificado de participação será preciso fazer inscrição prévia. Para efetuar a inscrição, é necessário ter cadastro na Plataforma ADA, saiba como fazer o seu clicando aqui.

O EPM2020 acontecerá entre os dias 23 e 27 de novembro, com atividades diversificadas baseadas no tema: “Museus, Sociedade e Crise: do luto à luta”. Realizado em parceria com a ACAM Portinari, esta será a primeira edição virtual do evento, que traz novidades como o módulo “Mosaico” e os painéis “Museus na Pandemia: Relatos & Reflexões”. Essas ações interativas trarão relatos e vivências do público e dos museus acerca do atual contexto em que a sociedade e o setor museal se encontram. A retomada de atividades, o enfrentamento dos impactos sofridos em virtude da pandemia, entre outras questões, serão abordados em vídeos curtos enviados previamente pelos participantes.

A agenda do EPM2020 terá ainda mesas de debates e conferências com a participação de profissionais com relevante papel no setor de museus e da cultura em geral. Neste ano, a prioridade do Encontro é ampliar a discussão sobre o papel dos museus na sociedade e vice-versa.

O cenário no qual os museus se depararam diante da pandemia e o impacto em suas operações foi o ponto inicial para o conceito do Encontro, que contemplará também as premissas do trabalho que o SISEM-SP tem desenvolvido desde agosto do ano passado, ao realizar uma série de eventos presenciais e virtuais sobre sustentabilidade em museus, nos eixos: econômico, social, cultural e ambiental. Esses eixos norteiam outra parte da programação, denominada Provocações. “Provocações que provocam ações. Esse é o nosso intuito ao estruturar o Encontro deste ano. Ampliamos o leque de discussões e diversificamos os perfis de convidados. A ideia é direcionar nossa atuação junto ao setor provocando não só novos pensamentos, novas visões, como também novas ações”, afirma Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).

Confira a estrutura do evento aqui. A programação completa do EPM2020 será divulgada em breve, acompanhe as novidades no site e nas páginas do SISEM-SP no Facebook, Twitter e Instagram (@sisemsp).

Fonte: SISEM-SP