Atividades on-line acontecem nos dias 16 e 17 e abordam questões relacionadas à preservação de acervos, ministradas por especialistas do MIS. Cada oficina oferece 50 vagas
O Museu da Imagem e do Som e o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), respectivamente, instituição e instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresentam duas oficinas virtuais no mês de dezembro. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
Ministradas por especialistas do Centro de Memória e Informação do MIS (CEMIS), as duas atividades são gratuitas e podem ser realizadas por qualquer pessoa interessada nos temas de preservação de acervos, bem como profissionais da área.
Os interessados em participar podem fazer sua inscrição no link https://cem.sisemsp.org.br/. Para se inscrever, é preciso estar logado no site do SISEM-SP, ou seja, ter um perfil na Plataforma ADA. Veja o tutorial sobre como fazer o perfil de usuário.
Oficina Ferramentas de código aberto para a digitalização de acervos
Realizada no dia 16 de dezembro, a atividade, ministrada por Guilherme Savioli, apresenta as principais ferramentas de código aberto e uso livre utilizadas no fluxo de digitalização e preservação digital de acervos fotográficos, sonoros e audiovisuais. Tomando como base o trabalho desenvolvido dentro do Centro de Memória e Preservação do MIS (CEMIS), serão apresentados exemplos práticos do uso de tais ferramentas.
Parte 1 – O que são ferramentas de código aberto e uso livre; a escolha (ou não) pelo uso de tais recursos; ferramentas para a digitalização de acervos fotográficos.
Parte 2 – Ferramentas para a digitalização de acervos sonoros; para a digitalização de acervos audiovisuais e para o processamento e preservação dos arquivos digitais.
Guilherme Savioli é graduado em audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da USP e atua como técnico em digitalização do Centro de Memória e Informação do MIS (CEMIS).
Oficina Procedimentos de acervo bibliográfico no contexto da pandemia
A atividade será realizada no dia 17 de dezembro. Instituições fechadas, trabalho em home office, redução de carga horária, retorno ao trabalho, serviços de atendimento – consulta, empréstimo, devolução – e avaliação do acervo – estado físico atual e possíveis danos durante período de fechamento – após a reabertura.
A oficina, ministrada por Cristina Pereira Araújo, tem o objetivo de conscientizar os profissionais que atuam em bibliotecas, centros de documentação, arquivos e outras instituições sobre como proceder em relação ao atendimento ao público e aos serviços prestados com a retomada do trabalho presencial depois de meses fechados em virtude da pandemia de Covid-19.
Cristina Pereira Araújo é bibliotecária no Museu da Imagem e do Som desde 2009. É graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação e pós-graduada em Preservação, Conservação e Restauração do Patrimônio Documental e Bibliográfico pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
O MIS agradece aos patrocinadores, apoiadores institucionais e operacionais e patronos: Cielo, Kapitalo Investimentos, Vivo, Emae, Sabesp, TozziniFreire Advogados, Bain & Company e Telhanorte.
SERVIÇO
Oficina | Ferramentas de código aberto para a digitalização de acervos
Data: 16.12, das 14h às 17h
Local: Zoom Meetings
Ingresso gratuito (inscrição pelo site do SISEM https://cem.sisemsp.org.br/)
Vagas: 50
Classificação: Livre
Equipamentos necessários: Computador com acesso à internet e à plataforma Zoom.
Oficina | Procedimentos de acervo bibliográfico no contexto da pandemia
Data: 17.12, das 14h às 17h
Local: Zoom Meetings
Ingresso gratuito (inscrição pelo site do SISEM https://cem.sisemsp.org.br/)
Vagas: 50
Classificação: Livre
Equipamentos necessários: Computador com acesso à internet e à plataforma Zoom.
Fonte: MIS
Copyright para © SISEM-SP 2023 | Desenvolvido por Inova House