Inscrições para Mosaico e Painéis do EPM2020 vão até 22 de outubro

Postado em: 19 de outubro de 2020 | Destaques

Atividades interativas mostrarão vídeos enviados pelo público e por museus

Os interessados em participar do Mosaico e dos painéis Museus na Pandemia: Relatos & Reflexões, do Encontro Paulista de Museus 2020, têm até o dia 22 de outubro para enviar seus vídeos.

Essas ações interativas são novidade na programação do evento, que nesta edição será realizado de maneira virtual, de 23 a 27 de novembro, pelo  Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a ACAM Portinari. O tema neste ano é “Museus, sociedade e crise: do luto à luta”.

Mosaico

Será composto por vídeos curtos enviados pelo público, respondendo a uma das quatro questões apresentadas que servem de base para a reflexão e exposição de pensamento sobre o tema proposto.

Até as 18h de 22 de outubro, os interessados em integrar a ação devem enviar vídeos curtos por meio do formulário Google, no link https://www.sisemsp.org.br/epm/mosaico-epm2020/. O material pode ter sido gravado por profissionais de museus, estudantes e interessados em geral, no intuito de exprimirem suas expectativas para o futuro da área museológica paulista em relação à temática do EPM. Para isso, o SISEM-SP orienta aos participantes que utilizem o tempo do vídeo para responderem a uma das seguintes perguntas:

– Os museus são neutros?

– O que você espera encontrar nos museus hoje?

– Museu para quê?

– O museu que eu quero…

Serão aceitos vídeos gravados pelo celular ou por qualquer equipamento de gravação de conteúdo audiovisual (este último, se enviado exclusivamente no formato .mp4). O formato do vídeo deverá ser obrigatoriamente “paisagem” (câmera na horizontal), na proporção 16:9. Os arquivos deverão ser encaminhados sem edição prévia, ou seja, sem aplicação de filtros ou recursos de tratamento de mídia. O vídeo deve ter duração de, no máximo, 30 segundos. Além disso, deverá ser iniciado com a identificação de nome e município.

Recomenda-se que a gravação seja feita em local calmo, sem ruídos ou com poucos sons externos, que permita identificar de forma clara a instituição (fachada, área expositiva), respeitando as regras de isolamento social. Caso o autor do vídeo não exerça nenhum cargo em museu no momento, utilizar um local com iluminação adequada e pouco ou nenhum ruído externo. Se for gravar o vídeo em ambiente externo, atentar às regras de isolamento social e usar máscara.

Quaisquer vídeos que atentem contra as regras de privacidade e uso previstas no Regulamento da programação podem não ser utilizados. A produção do evento não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

Painéis Museus na Pandemia: Relatos & Reflexões

O EPM2020 debaterá assuntos relacionados à sustentabilidade, sociedade e crise e as instituições museológicas poderão participar enviando vídeos baseados em depoimentos institucionais que relatem os recursos e iniciativas que o museu mobilizou para enfrentar a pandemia diante dos desafios do distanciamento social e dos riscos de saúde de funcionários e públicos, sem deixar de prestar os serviços à população.

As apresentações selecionadas serão exibidas nas redes sociais do SISEM-SP antes e durante o EPM2020 e, após o seu término, ficarão disponíveis no canal do SISEM-SP no Youtube.

Formato do vídeo

Serão aceitos vídeos gravados pelo celular ou por qualquer equipamento de gravação de conteúdo audiovisual exclusivamente no formato .mp4. O vídeo deverá ser gravado obrigatoriamente no formato paisagem, com a câmera na horizontal, na proporção 16:9 e sua duração não poderá exceder seis minutos.

Inicie a gravação falando o nome da instituição e a cidade onde se localiza. O depoimento deve ser sobre as ações realizadas durante a pandemia ou as atividades pensadas para reabertura.  Se for gravar o vídeo em área externa, não se esqueça de que o uso da máscara é essencial. O SISEM-SP recomenda que o participante faça testes prévios para verificar a qualidade da luz e do som.

Quaisquer vídeos que atentem contra as regras de privacidade e uso previstas no Regulamento da programação podem não ser utilizados. Os realizadores do evento não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

O prazo para envio dos vídeos para os painéis é até as 18h do dia 22 de outubro, por meio do formulário no link https://www.sisemsp.org.br/epm/paineis-museus-na-pandemia-relatos-reflexoes-epm2020/.

Por exigência da aplicação Formulários Google, os participantes deverão, obrigatoriamente, preencher as informações por meio de uma conta Google. Dúvidas e mais informações, acesse https://www.sisemsp.org.br/epm/ ou envie e-mail para sisemsp@sisemsp.org.br.

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo