Pinacoteca e SISEM-SP abrem inscrição para Palestra e Workshop sobre obra em papel

Estão abertas as inscrições para a Palestra + Workshop sobre obra em papel, que será realizada pelo Núcleo de Conservação e Restauro da Pinacoteca de São Paulo, em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), em 27 de julho, das 10h às 17h30.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente, no link https://cem.sisemsp.org.br, até o dia 20 de julho. Para se inscrever, é preciso estar logado no site, ou seja, ter um perfil no banco de dados do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP). Veja o tutorial sobre como fazer o perfil de usuário clicando aqui.

Confira a programação:

10h00 às 12h00 – Palestra sobre avaliação de estado de conservação de obras em suporte de papel

Na palestra será apresentado o Laudo de Estado de Conservação como documento da instituição em exposições temporárias e de longa duração. Apresentação de imagens de diversos tipos de danos e técnicas de obra em papel.

Local: auditório  

14h00 às 17h30 – Workshop sobre Laudo Técnico de Estado de Conservação de Papel

O Workshop prático abordará a seguinte metodologia: Dados da obra; Exame organoléptico e diagnóstico do suporte; Identificação da técnica; Identificação de danos; Montagens em molduras; Imagens fotográficas para preenchimento de laudo; Análise de 05 obras do acervo da Pinacoteca.

Local: Laboratório de Restauro

Serviço:

Palestra e Workshop sobre obra em papel

Data: 27 de julho de 2022, das 10h às 17h30

Local: Pinacoteca de São Paulo (Praça da Luz, nº2)

Público-alvo: profissionais de museus e demais instituições.

Quantidade de vagas: 30 vagas.

As inscrições deverão ser realizadas pela Plataforma do Cadastro Estadual de Museus até o dia 20 de julho. A seleção acontecerá no dia 21 de julho e a comunicação aos selecionados será feita no dia 22 de julho.

Critério de seleção: por ordem de inscrição, priorizando profissionais de instituições inscritas na plataforma do Cadastro Estadual de Museus. 50% das vagas serão prioritárias para profissionais do interior e litoral do Estado. 

Essa atividade faz parte do Programa de Integração ao SISEM- SP.

Fonte: Pinacoteca de São Paulo