EPMi Campinas: Conferência de abertura abordará os desafios da gestão em um museu de médio porte

Além da conferência, programação do primeiro dia do evento também contará com apresentação de painéis sobre “Infraestrutura e segurança” e “Gestão e governança”

“Os desafios da gestão em um museu federal de médio porte: O Museu do Ouro em Sabará/MG” será o tema da conferência de abertura do Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi) de Campinas, nesta terça-feira (23/4), às 10h30.

Paulo Nascimento, diretor do Museu do Ouro desde 2018, falará sobre o diagnóstico inicial e os ajustes necessários no início da nova gestão. Além disso, durante a conferência, Nascimento também comentará sobre o cotidiano e a relação com os funcionários e os demais atores locais, além dos projetos para o futuro.

O primeiro dia de atividades do EPMi Campinas ainda contará com a palestra “SISEM-SP na Macrorregião Campinas”, às 12h, além dos painéis “Infraestrutura e segurança”, às 14h30, e “Gestão e governança”, às 16h30. Ambos os painéis serão compostos por relatos de ações desenvolvidas na macrorregião. O primeiro contará com Lilian Vogel, do Museu Municipal João Batista Conti; Ana Carolina Ávila, da ACAM Portinari; a historiadora Mirza Pellicciota e o arquiteto Fábio di Mauro; e mediação de Renata Gava, representante regional do SISEM-SP. Já o segundo painel contará com João Paulo Berto, do Museu Eclesiástico da Diocese de Limeira; os museólogos Nilo Almeida e Karina Muniz Vianna; e mediação de Mayra Guzman, também representante regional do SISEM-SP.

Oficinas

A programação do EPMi se estende para a quarta-feira, (24/4), dia dedicado a três oficinas, todas das 9h30 às 17h. “CEM-SP: gestão de segurança de acervo”, com Ana Carolina Ávila e Michael Argento (ambos da equipe ACAM Portinari), apresentará o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, tendo como ênfase os itens que dizem respeito, diretamente, à segurança de acervos.

Na oficina “Desenvolvimento de projetos culturais”, o consultor André Fonseca ajudará os participantes a planejarem projetos com uma visão mais sistêmica e estratégica, em sintonia com as mudanças do cenário cultural atual provocadas pela era digital e pelos novos comportamentos e perfis dos públicos.

“Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasiis, da Fundação Energia e Saneamento, será o tema debatido na oficina que busca apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreendendo os diferentes tipos de ações que são realizadas e o planejamento necessário para que ocorram de forma correta e segura.

O EPMi Campinas será realizado no Sesc (Rua Dom José I, 270/333, Bonfim). Mais informações pelo site www.sisemsp.org.br.

SERVIÇO:

Encontro Paulista de Museus itinerante Campinas (EPMi Campinas)

Quando: 23 e 24 de abril

Onde: Sesc Campinas

Endereço: Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim – Campinas/SP

Informações: (11) 3339-8111

Fonte: SISEM-SP