EPMi Campinas: Conferência de abertura abordará os desafios da gestão em um museu de médio porte

Postado em: 22 de abril de 2019 | Destaques

Além da conferência, programação do primeiro dia do evento também contará com apresentação de painéis sobre “Infraestrutura e segurança” e “Gestão e governança”

“Os desafios da gestão em um museu federal de médio porte: O Museu do Ouro em Sabará/MG” será o tema da conferência de abertura do Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi) de Campinas, nesta terça-feira (23/4), às 10h30.

Paulo Nascimento, diretor do Museu do Ouro desde 2018, falará sobre o diagnóstico inicial e os ajustes necessários no início da nova gestão. Além disso, durante a conferência, Nascimento também comentará sobre o cotidiano e a relação com os funcionários e os demais atores locais, além dos projetos para o futuro.

O primeiro dia de atividades do EPMi Campinas ainda contará com a palestra “SISEM-SP na Macrorregião Campinas”, às 12h, além dos painéis “Infraestrutura e segurança”, às 14h30, e “Gestão e governança”, às 16h30. Ambos os painéis serão compostos por relatos de ações desenvolvidas na macrorregião. O primeiro contará com Lilian Vogel, do Museu Municipal João Batista Conti; Ana Carolina Ávila, da ACAM Portinari; a historiadora Mirza Pellicciota e o arquiteto Fábio di Mauro; e mediação de Renata Gava, representante regional do SISEM-SP. Já o segundo painel contará com João Paulo Berto, do Museu Eclesiástico da Diocese de Limeira; os museólogos Nilo Almeida e Karina Muniz Vianna; e mediação de Mayra Guzman, também representante regional do SISEM-SP.

Oficinas

A programação do EPMi se estende para a quarta-feira, (24/4), dia dedicado a três oficinas, todas das 9h30 às 17h. “CEM-SP: gestão de segurança de acervo”, com Ana Carolina Ávila e Michael Argento (ambos da equipe ACAM Portinari), apresentará o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, tendo como ênfase os itens que dizem respeito, diretamente, à segurança de acervos.

Na oficina “Desenvolvimento de projetos culturais”, o consultor André Fonseca ajudará os participantes a planejarem projetos com uma visão mais sistêmica e estratégica, em sintonia com as mudanças do cenário cultural atual provocadas pela era digital e pelos novos comportamentos e perfis dos públicos.

“Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasiis, da Fundação Energia e Saneamento, será o tema debatido na oficina que busca apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreendendo os diferentes tipos de ações que são realizadas e o planejamento necessário para que ocorram de forma correta e segura.

O EPMi Campinas será realizado no Sesc (Rua Dom José I, 270/333, Bonfim). Mais informações pelo site www.sisemsp.org.br.

SERVIÇO:

Encontro Paulista de Museus itinerante Campinas (EPMi Campinas)

Quando: 23 e 24 de abril

Onde: Sesc Campinas

Endereço: Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim – Campinas/SP

Informações: (11) 3339-8111

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo