Encontro Paulista de Museus 2020 terá homenagem ao museólogo Julio Abe

Faltam poucos dias para o Encontro Paulista de Museus (EPM), organizado pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, em parceria com a ACAM Portinari. Em sua 11ª edição, o evento acontecerá entre os dias 23 e 27 de novembro.

Com a temática “Museus, Sociedade e Crise: do luto à luta”, neste ano o EPM2020 traz novidades, como a programação totalmente on-line e ações interativas, com material produzido e enviado pelo público, como o módulo Mosaico e por instituições, como os Painéis Museus na Pandemia: Relatos & Reflexões. Debates e conferências com convidados atuantes nas áreas de museus e cultura complementam o cronograma de atividades gratuitas.

Homenagem

Um dos destaques do primeiro dia será a participação especial de Julio Abe, que foi agraciado com a Medalha de Mérito Museológico Waldisa Rússio Camargo Guarnieri em 2019, em premiação realizada pelo Governo do Estado de São Paulo. A honraria foi concedida ao museólogo por sua notória contribuição para a museologia paulista, seja por meio de seu exercício profissional ao longo cinco décadas, seja por sua atuação inovadora ao criar o “Museu de Rua” em consonância com as premissas da Mesa de Santiago do Chile, realizada pela UNESCO em 1972, que atribuem aos museus o papel de agente de transformação social, sobretudo levando-se em conta o capital social e cultural presente naquilo que se convencionou denominar de patrimônio intangível.

“A concessão da Medalha é uma homenagem mais que merecida, pois Julio Abe é um profissional visionário, que já na década de 1980, expandia as fronteiras da ação museológica com a criação do ‘Museu de Rua’, entre tantos outros feitos de inestimável valor para o campo museal, sobretudo, sob o aspecto social”, diz Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP. “É uma honra termos a participação deste estimado mestre na programação do EPM2020”, finaliza Kaseker.

Medalha

A Medalha de Mérito Museológico “Waldisa Rússio Camargo Guarnieri” foi criada em 2018 e homenageia uma das principais pensadoras e articuladoras da museologia no território paulista, falecida em 1990. A concessão da medalha cumpre a necessidade do SISEM-SP e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em reconhecer publicamente o trabalho de profissionais que lutaram pelo fortalecimento dos museus paulistas.

Os nomes são indicados pelos membros do Conselho Consultivo do EPM para apreciação e deliberação do Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM-SP) – e referendo do secretário de Cultura.

O primeiro a receber a Medalha foi o professor Ulpiano Bezerra de Meneses, durante o 10º Encontro Paulista de Museus, em 2018.

O EPM2020 será exibido no canal do SISEM no Youtube, com transmissão direta do auditório do Museu do Futebol.

A programação do evento será divulgada em breve, acompanhe as informações sobre o Encontro no site e nas páginas do SISEM-SP no Facebook, Twitter e Instagram (@sisemsp).

Fonte: SISEM-SP