Vídeo 10EPM: abertura, homenagem e conferência de Ulpiano Bezerra de Meneses

Um dos momentos mais marcantes do 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM) foi a entrega da Medalha de Mérito Museológico “Waldisa Rússio Camargo Guarnieri” ao professor Ulpiano Bezerra de Meneses – o primeiro a receber a honraria recém-criada.

No vídeo abaixo, você confere toda a Cerimônia de Abertura, com a presença de autoridades públicas e do setor museológico, bem como a homenagem ao professor Ulpiano.

Em seguida, o professor realizou a conferência “O dever de memória, direito ao esquecimento e dever de história no campo dos museus”, disponível abaixo, na íntegra.

O artigo que serviu como base para a conferência também foi gentilmente disponibilizado pelo professor e está disponível no link a seguir.

Download “MENESES. Ulpiano Bezerra. Os museus e as ambiguidades da memória: a memória traumática” Ulpiano-Bezerra-de-Meneses_Museus-e-ambiguidades-da-memória.pdf – Baixado 137 vezes – 407 KB

Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, e ACAM Portinari, o 10EPM ocorreu de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Fonte: SISEM-SP