Encontro Paulista de Museus 2020 prestou homenagem a Julio Abe

Postado em: 21 de novembro de 2020 | Destaques

Museólogo faleceu no dia 21 de novembro

O Encontro Paulista de Museus (EPM), realizado pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, em parceria com a ACAM Portinari, começou de forma especial e emocionada, com a homenagem póstuma a Julio Abe.

A celebração estava prevista na programação para reverenciar o museólogo, agraciado com a Medalha de Mérito Museológico Waldisa Rússio Camargo Guarnieri em 2019, em premiação realizada pelo Governo do Estado de São Paulo. Semanas antes de seu falecimento, ocorrido no dia 21 de novembro, Julio Abe gravou um depoimento em que contou sua trajetória e impressões por ter ganhado a Medalha.

Confira o relato do museólogo e a abertura do EPM2020 no canal do SISEM-SP no Youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=6Rgn0EyBAAI.

A Medalha foi concedida a Julio Abe por sua notória contribuição para a museologia paulista, seja por meio de seu exercício profissional ao longo cinco décadas, seja por sua atuação inovadora ao criar o “Museu de Rua” em consonância com as premissas da Mesa de Santiago do Chile, realizada pela UNESCO em 1972, que atribuem aos museus o papel de agente de transformação social, sobretudo levando-se em conta o capital social e cultural presente naquilo que se convencionou denominar de patrimônio intangível.

Medalha

A Medalha de Mérito Museológico “Waldisa Rússio Camargo Guarnieri” foi criada em 2018 e homenageia uma das principais pensadoras e articuladoras da museologia no território paulista, falecida em 1990. A concessão da medalha cumpre a necessidade do SISEM-SP e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em reconhecer publicamente o trabalho de profissionais que lutaram pelo fortalecimento dos museus paulistas.

Os nomes são indicados pelos membros do Conselho Consultivo do EPM para apreciação e deliberação do Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM-SP) – e referendo do secretário de Cultura.

O primeiro a receber a Medalha foi o professor Ulpiano Bezerra de Meneses, durante o 10º Encontro Paulista de Museus, em 2018.

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo