Em parceria com Oficinas Culturais, SISEM-SP abre inscrição para evento online sobre Comunicação Museológica

Postado em: 3 de novembro de 2022 | Formação

Projeto faz parte de programa que visa promover atividades de formação e qualificação para profissionais do setor museal

Estão abertas as inscrições para a oficina online “Comunicação Museológica”, realizada pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria a Oficinas Culturais e a POIESIS, Organização Social de Cultura. O evento está marcado para ocorrer em novembro, via plataforma Zoom.

A oficina se propõe a refletir, discutir e explorar a comunicação no contexto dos museus, onde a comunicação aparece como a apresentação dos resultados da pesquisa efetuada sobre as coleções e o acesso aos objetos que compõem as coleções (catálogos, artigos, conferências, exposições), além das relações ativas com o seu público e grupos que possuam seu patrimônio cultural sob a guarda dos museus.

Os encontros serão ministrados por Viviane Wermelinger, graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é responsável pelas exposições do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.

Com 30 vagas disponíveis, é necessário que seja feita a inscrição prévia no formulário:  https://forms.gle/2Maw3mBophtctCCF7

Projeto de formação

Como ponto de ação, as Oficinas Culturais desenvolvem e gerem programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral.

Um dos eixos da programação virtual do Programa Oficinas Culturais para o interior, litoral e região metropolitana de São Paulo é composto por atividades exclusivas para os gestores e funcionários das cidades parceiras, sobre temas ligados ao dia a dia profissional.

A partir da parceria com o SISEM-SP, a proposta é qualificar a oferta de atividades específicas para as equipes dos museus paulistas, inicialmente com três oficinas, entre outubro e dezembro, e a intenção de dar continuidade no próximo ano.

SERVIÇOS:

OFICINA: COMUNICAÇÃO MUSEOLÓGICA 
Coordenação: Viviane Wermelinger
Datas e horários: 28 e 30/11 e 02/12 – 10h às 12h
30 vagas.
Inscrições:  3/11 até o preenchimento das vagas.
Seleção: primeiros inscritos.
Público – alvo: Profissionais de museus, gestores culturais e demais interessados.
Plataforma: Zoom.
Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/2Maw3mBophtctCCF7

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo