Começa nova turma do curso ‘Introdução ao Trabalho em Museus’

ead

Com qualificação fundamentada no manual do Conselho Internacional de Museus, o programa de educação a distância é realizado pelo SISEM-SP e a ACAM Portinari

Na quinta-feira (20/8), teve início a quarta turma do curso a distância voltado para profissionais de museus. “Introdução ao Trabalho em Museus” é promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). O curso livre utiliza a plataforma virtual de uma das dez melhores universidades do Estado São Paulo na avaliação do MEC, a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

O conteúdo das aulas será sobre o trabalho em museus, buscando ser esclarecedor e de fácil aplicação no dia a dia. Entre os assuntos, estão o papel das instituições museológicas, a ética profissional, conservação de acervo, acolhimento de visitantes, educação em museu e gestão. O curso livre tem carga horária de 60 horas, distribuídas ao longo de 12 semanas.

“Para além da qualidade das atividades proporcionada por este curso, sua importância se potencializa ainda mais pela capilaridade que ele proporciona à atuação do SISEM-SP, na medida em que permite acesso gratuito aos profissionais de museus, independentemente de sua localização, contemplando todas as regiões do estado”.

Fundamentado no manual prático “Como Gerir um Museu”, do ICOM (Conselho Internacional de Museus) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a atividade tem como proposta auxiliar e qualificar os profissionais e dirigentes de instituições museológicas nas diversas frentes de trabalho desenvolvidas nos museus, com o objetivo de ampliar os diálogos, o uso de termos comuns e a atuação colaborativa. O curso, que está na quinta edição, já formou cerca de 160 profissionais aptos para atuarem na área de museus