Eleições das Representações Regionais do SISEM-SP: cadastro de eleitores vai até 11 de setembro

Postado em: 9 de julho de 2020 | Destaques

Edital de chamamento, regimento do processo eleitoral e modelos da carta de anuência institucional estão disponíveis no site para consulta

O cadastramento de eleitores para as eleições das Representações Regionais (RRs) do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, poderá ser feito até as 18h do dia 11 de setembro.

Estarão aptos a votar um gestor ou dirigente cultural por município indicado formalmente pelo prefeito e um representante de cada instituição museológica inscrita no Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP), exceto aquelas que tenham sido indeferidas pelo COSISEM-SP. São consideradas instituições museológicas inscritas no CEM-SP todas as que estiverem com seus dados de inscrição e de usuário responsável completos, incluindo documentação do responsável legal pela instituição.

O diretor do Grupo técnico de coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker explica que “o procedimento de inscrição da instituição na Plataforma ADA não implica em cadastramento automático no CEM-SP, o que só ocorrerá após a submissão do Instrumento de Qualificação Cadastral (IQC) e a sua apreciação e deliberação do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM-SP)”. 

Um link de acesso ao formulário eletrônico será enviado aos eleitores cadastrados para que possam votar. Cada RR terá um formulário de votação específico.

Eleições

A votação on-line para a eleição de 35 Representantes Regionais (RR) titulares e 35 RR suplentes para o biênio 2020-2022 será realizada entre os dias 21 de setembro e 02 de outubro. O processo eleitoral obedece ao Regimento Eleitoral disponível na íntegra no link https://www.sisemsp.org.br/eleicoes/, assim como o Edital de chamamento/cronograma e os modelos das cartas de anuência institucional.

O número de representantes eleitos será de acordo com a proporcionalidade de museus por região. As Representações Regionais da Capital, de Campinas, de Piracicaba, do Vale do Paraíba, de Sorocaba, de Ribeirão Preto, da Região Central, de São José do Rio Preto, de Presidente Prudente e Dracena, de Bauru e da Baixada Santista elegerão dois representantes titulares e dois suplentes cada. As RRs do Alto Tietê, do ABCD, do Oeste SP, do Circuito das Águas, de Rio Pardo, do Litoral Norte, de Tupã e Marília, do Vale do Paranapanema, de Franca, de Barretos, do Noroeste, de Itapeva e do Vale do Ribeira elegerão um representante titular e um suplente cada.

Chapas

Os candidatos interessados em concorrer à Representação de sua região deverão cadastrar previamente suas chapas clicando aqui, de 1º a 31 de agosto. Para se candidatar os interessados devem ter mais de 18 anos, morar em uma das cidades da respectiva RR de interesse e atuar direta ou indiretamente na área museológica, seja como integrante de quadro pessoal de museu ou como agente cultural.

Os candidatos precisam se inscrever em uma chapa, conforme distribuição das RRs, que pode ser composta por quatro membros, sendo dois titulares e dois suplentes, ou por dois membros, sendo um titular e um suplente, preferencialmente de municípios distintos.

Cada candidato deve apresentar carta de anuência da instituição à qual está vinculado.  Cabe à chapa apresentar breve depoimento explicitando sua proposta de atuação e uma súmula curricular de seus integrantes.

A apuração de votos será instalada na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo entre 05 e 09 de outubro.  Os trabalhos de apuração serão dirigidos e executados por delegação da Comissão Eleitoral, podendo ser acompanhados por fiscais devidamente credenciados.

Em caso de dúvidas, entre em contato com sua Representação Regional ou pelos canais de comunicação do SISEM-SP na internet (www.sisemsp.org.br) e e-mail (sisem@sp.gov.br).

Cronograma eleitoral

Confira abaixo as datas e horários de todo o processo eleitoral das Representações Regionais:

Até 11/09, às 18h: inscrições de eleitores – representantes de instituições inscritas na Plataforma Ada, dirigentes e gestores culturais;

De 01/08 até as 18h do dia 31/08: inscrições das chapas;

De 01/09 a 11/09: homologação e divulgação das chapas aptas à eleição;

De 16/09 a 17/09: prazo para impugnação das chapas;

Dia 18/09: divulgação das chapas aptas à eleição, após julgamento de impugnação;

De 21/09 até as 18h do dia 02/10: votação. Seção eleitoral: links de direcionamento ao formulário eletrônico encaminhado aos e-mails dos eleitores previamente cadastrados conforme Regimento Eleitoral;

De 05/10 a 09/10: apuração dos votos pela Comissão Eleitoral;

Dia 13/10: divulgação das chapas eleitas;

De 14/10 a 18/10: prazo para impugnação da eleição;

A posse dos eleitos ocorrerá após a proclamação do resultado das eleições e a publicação de Resolução no Diário Oficial do Estado com a designação assinada pelo Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A transmissão de cargos dos eleitos poderá ocorrer em data a ser fixada pelo GTC SISEM-SP, observado as disposições do Regimento Eleitoral.

Fonte: SISEM-SP

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