Curso ‘Educação em Instituições Culturais’ tem início em São Paulo (SP)

Realizada pelo SISEM-SP e o Museu da Língua Portuguesa, a atividade acontece a partir da sexta-feira (29/4), no Museu da Cidade de São Paulo – Solar da Marquesa de Santos

Começa na próxima sexta-feira (29/4), no Museu da Cidade de São Paulo – Solar da Marquesa de Santos, na Capital (SP), o curso “Educação em Instituições Culturais”, realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Museu da Língua Portuguesa, instituições ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A atividade é composta por duas palestras abertas ao público e quatro oficinas restritas aos participantes selecionados após a inscrição.

A primeira palestra será “Ações Educativas e o Acervo dos Museus”, em 29/4. A programação prossegue com as oficinas e, encerra com a palestra “Estrutura dos Educativos e Construção de Parcerias”, em 20/7. Ambas palestras ocorrem das 14h às 16h. Dentre os conteúdos tratados nas palestras temos a importância da ação educativa em museus e a formação de um contexto colaborativo e a organização de um núcleo de ação educativa de museu – a estruturação de equipe, composição de perfis, divisão de tempo dos educadores, desenho de projetos, além da construção de parcerias e redes a partir dos objetivos dos equipamentos e dos núcleos educativos.

Já as oficinas acontecerão no horário das 13h às 17h. No dia 6/5, acontece a “Oficina Educação Patrimonial”, que apresentará questões sobre a construção de consciência patrimonial, patrimônio intangível e imaterialidade presente em objetos culturais. Em junho, no dia 1º, a “Oficina de Ações Educativas” desenvolve a educação, a mediação, a metodologia, os objetivos, a relação atividade e os tipos de público. Em 22/6, a “Oficina de Jogos e Mediação” trará para discussão temas como educação, ludicidade, jogos e construção de conhecimento.

A última oficina, em 6/7, tratará de Materiais Educativos em que os participantes aprenderão a respeito do processo de composição de materiais educativos com a identificação de público alvo, objetivos e estratégias discursivas

De acordo com o diretor do Sistema Estadual de Museus, Davidson Kaseker, “o curso de formação continuada busca refletir sobre um conjunto de práticas e conceitos vinculados à educação patrimonial e em museus. Por meio dessas abordagens, serão delineadas as possíveis atividades educativas, de acordo com as especificidades de cada instituição.”

As inscrições ocorrem no site do Sistema Estadual de Museus até o dia 22 de abril (sexta-feira). Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, será realizada uma seleção, dando preferência aos candidatos que atuem na área de educativo em museus. A lista de selecionados será divulgada também no site do SISEM-SP, em 25 de abril (segunda-feira).

Solar MarquesFoto: Divulgação/Solar da Marquesa de Santos

Serviço:
Curso “Educação em Instituições Culturais”
Data: 29/4, 6/5, 1 e 22/6, 6 e 20/7/2016
Local: Museu da Cidade de São Paulo – Solar da Marquesa de Santos (Rua Roberto Simonsen, nº 136, Centro, São Paulo/SP)
Horário: Palestras – das 14h às 16h; Oficinas – das 13h às 17h
Informações: (11) 3339-8208
Vagas: 20
Inscrições: Encerradas