Curso de Capacitação para Museus tem início em Piracicaba no dia 10/2

Postado em: 7 de fevereiro de 2014 | Formação

Oferecido gratuitamente pelo SISEM-SP, a sexta edição da atividade começa no dia 10/2, no Museu Prudente de Moraes

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Prefeitura de Piracicaba, promove, a partir desta segunda-feira (10/2), das 9h às 17h, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Morares, a sexta edição do Curso de Capacitação para Museus.

Com cinco módulos, o curso possui a duração de quatro meses (totalizando 90 horas), com as seguintes disciplinas: “Elaboração de Projetos e Leis de Incentivo”, “Museus e Processos Museológicos”, “Curadoria”, “Conservação Preventiva” e “Expografia”.

“A ação, que é promovida desde 2011, objetiva capacitar os profissionais de museus para atuação nas diversas áreas da gestão museológica, além de instrumentalizar os profissionais para elaboração de projetos para as instituições em que atuam”, afirma Davidson Kaseker, diretor do SISEM-SP.

O primeiro módulo, “Elaboração de Projetos”, no dia 10/2, será ministrado pelos professores Leonardo Cássio e Roseli Biage. Essa etapa vai preparar os participantes para o desenvolvimento detalhado de projetos, além de agregar conhecimento para que o aluno promova a sustentabilidade de sua instituição por meio de conhecimento em Leis de Incentivos e editais, com foco no ProAC – Difusão de Acervos.

Nos dias 11 e 12/2, terça e quarta-feira, o segundo módulo “Museus e Processos Museológicos” apresentará os conceitos de museu, museologia e processos museológicos, introdução ao planejamento e à gestão de museus, oferecendo aos alunos reflexões fundamentais para o desenvolvimento de suas atividades, propondo ao final um exercício de diagnóstico museológico. Os conteúdos serão abordados pelo professor Paulo Nascimento.

Para o aluno Lucas Martins, do Museu Histórico e Arqueológico de Lins, as expectativas sobre o curso são as melhores possíveis. “Pelo que soube todos que participaram da última edição, em 2013, adquiriram muitos conhecimentos e ainda mais vontade de trabalhar pelos museus. O novo módulo sobre museus e processos museológicos me interessa, pois fará bastante diferença para o trabalho. Nosso equipamento tem se destacado na região, muito devido ao apoio e as ações do Governo do Estado, por meio do SISEM-SP”, afirma.

6o CCM Banner final

 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo