Começa em Botucatu, mais uma edição do CCM

11846262 10206380361100246 744847271 n
Foto: Divulgação

Oferecido pelo SISEM-SP e ACAM Portinari, o projeto tem início em 10/8, com aula do museólogo Paulo Nascimento

Neste mês, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a ACAM Portinari, inicia mais uma edição do “Curso de Capacitação para Museus”. Realizada em Botucatu, na Secretaria Municipal de Educação, a atividade acontece de 10 a 12 de agosto, com a participação de 40 alunos.

Abrindo o Módulo I “Museus e Processos Museológicos (Planejamento Museológico) e Elaboração de Projetos”, nos dias 10 e 11/8, o professor Paulo Nascimento abrirá as atividades abordando Museus e Processos Museológicos, no intuito de refletir alguns conceitos primordiais para o trabalho em museus, bem como a relação dialética que essas instituições proporcionam entre o acervo e a comunidade.

Já na quarta-feira (12/8), os docentes Marcos Terra e Barbara Rodarte farão uma pequena introdução ao Módulo V, que relacionará à “Elaboração de Projetos”. Também vão propor uma ação em grupos que definirá o projeto a ser desenvolvido por cada equipe durante o curso. Todas as atividades desenvolvidas ao longo das aulas serão aproveitadas para a criação deste documento, que será a avaliação final dos alunos.

De 2011 a 2014, foram realizadas seis edições do CCM, sediadas em Brodowski, Sorocaba, São José dos Campos, Marília, Bauru, Santo André, Itapeva, Ribeirão Preto, Campinas, São José do Rio Preto, Piracicaba e Santos. Em 2015, sofreu uma readequação para ampliar o leque de conteúdos e complementar a formação dos alunos dos encontros anteriores, dando origem ao Primeiro Curso de Capacitação para Museus – Ciclo 2, sediado em São Paulo.

Logo - Curso de Capacitação SISEM 2015 2