Casa de Portinari: palestra sobre ação educativa em museus

No dia 26 de setembro (terça-feira), às 16h00, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP) – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari – realizará uma palestra com o tema: Serviço Educativo – Rotinas e Desafios, para profissionais de museus e interessados. A atividade faz parte do programa de integração ao Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).

No encontro serão abordados aspectos relacionados ao atendimento dos públicos escolar, geral e específico – idosos, deficientes, e em situação de vulnerabilidade – e procedimentos como acolhimento, agendamento, atividades complementares, pesquisas e avaliações.

De acordo com a gerente da instituição, Cristiane Maria Patrici, no contexto dos museus o setor educativo desempenha um papel fundamental e preponderante na medida em que ajuda o indivíduo a compreender melhor o mundo em que vive, a perceber e respeitar a diversidade e a alteridade.

“A natureza própria da educação em museus, qual seja, sua inter e transdisciplinaridade e a necessidade, cada vez maior, de proporcionar experiências relevantes e gratificantes ao visitante são os pressupostos no complexo processo de ensino, aprendizagem, apropriação, utilização e produção do patrimônio cultural. Nesse sentido, os profissionais do serviço educativo devem ser parceiros do público, dos indivíduos, atuando como mediadores para maior compreensão do conteúdo dos museus, de suas exposições, tomando como ponto de partida os recursos oferecidos pelas instituições”, explica Patrici.

Não é necessária inscrição prévia para o evento. O Museu está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298, centro. A entrada é gratuita.

Serviço

Serviço Educativo – Rotinas e Desafios
Data: 26/9/2017 (terça-feira)
Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)
Horário: às 16h00
Informações: (16) 3664-4284 – Núcleo do Serviço Educativo
Entrada: gratuita

Fonte: Museu Casa de Portinari / ACAM Portinari