BALANÇO: SISEM-SP divulga Boletim Anual de 2022

Postado em: 12 de abril de 2023 | Notícias

O SISEM-SP acaba de disponibilizar o seu Boletim Anual de 2022 . O documento reúne dados sobre a atuação da organização no território paulista e sua reestruturação para acompanhar as transformações sociais da contemporaneidade e, por consequência, do campo museológico.

Em 2022, o Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP realizou uma profunda análise da atuação do Sistema de Museus. A partir dessa revisão traçou um planejamento estratégico de ações e políticas públicas e redefiniu parte de seus processos e programas.

Com as mudanças, o SISEM-SP ampliou a presença no Estado e fortaleceu sua imagem perante os museus e instituições afins, investindo também na presença em redes sociais, imprensa e na aproximação com diferentes públicos.

Alguns destaques

No ano passado as equipes do SISEM-SP realizaram 50 visitas técnicas, em 31 municípios paulistas, para a aferição de instituições cadastradas no CEM-SP. Além da capital paulista, instituições em cidades do interior, como Ribeirão Preto, Botucatu e Sertãozinho foram contempladas nas visitas. 

Foi em 2022 também que o SISEM-SP reestruturou a atuação no território paulista, com a criação de sete polos. Cada unidade será sede da macrorregião e outras instituições localizadas em municípios vizinhos poderão participar das ações do Programa Conexões Museus SP.

A retomada da programação presencial do Encontro Paulista de Museus (EPM), após dois anos críticos da pandemia, foi outro destaque do período. O evento congrega instituições, academia e interessados em geral para trocar experiências e debater temas referentes à museologia. O EPM contou com 767 participantes presencialmente. Nas atividades virtuais totalizou 1.080 visualizações no canal de YouTube do SISEM-SP.

Outra ação exitosa foi a campanha Sonhar o Mundo. A iniciativa que visa engajar os museus em discussões sobre o campo museal e os direitos humanos teve adesão de 15 instituições museológicas do estado.

Já o Programa Conexões -SP, que oferece cursos e oficinas formativas, fomenta a articulação de museus em rede e divulga experiências técnicas bem-sucedidas, teve a participação de 24 museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Novo visual

O SISEM-SP, com o apoio da ACAM Portinari, também renovou sua identidade visual em 2022. O propósito foi se adequar às demandas contemporâneas e reafirmar o compromisso com a democracia, o respeito aos direitos humanos e a acessibilidade.

O logo ganhou novas cores e formato e os materiais informativos, impressos e digitais, passaram pela mesma adequação. Os principais programas e iniciativas do SISEM-SP, como o Encontro Paulista de Museus e a campanha Sonhar o Mundo, receberam novas identidades.

Na mesma direção, um novo site foi integralmente concebido com recursos de acessibilidade, como traduções dos conteúdos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e narrações em português.

Parcerias

Para qualificar as ações de formação profissional na área museológica, promover a troca de experiências com outras iniciativas do setor e internacionalizar as práticas adotadas, o SISEM-SP selou importantes parcerias.

Com o Centro Universitário da Baviera para a América Latina, houve um intercâmbio para o fortalecimento das relações bilaterais entre os gestores alemães e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. As parcerias se estenderam a programas da Secretaria de Cultura, como as Oficinas Culturais, que passaram a contar com atividades voltadas para formação museológica.

O SISEM-SP também realizou ampla divulgação dos editais voltados a projetos museológicos com aporte financeiro. Vinte e duas iniciativas do estado foram contempladas em 2022.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo