Ação Educativa e Comunicação Institucional serão temas de nova etapa de ‘Curso de Capacitação para Museus’

Postado em: 12 de maio de 2015 | Formação

2222O museólogo Laerte Machado e a professora Maria do Carmo Esteves

Em maio, de 11 a 13, tem início a quarta fase do “Curso de Capacitação para Museus”. Realizada gratuitamente pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceira com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), a atividade é realizada desde fevereiro de 2015, no Museu Pelé, em Santos.

Nos dias 11 e 12 (segunda e terça-feira), a partir das 9h, o educador Laerte Machado abordará os fundamentos da “Ação Educativa”, compreendendo a importância da mediação como instrumento de trabalho e colaboração do público, e também a gestão do serviço educativo em instituições museológicas.

“Buscando atender a necessidade dos profissionais, o módulo IV trará a oportunidade para que os alunos, além de compartilharem suas experiências, entrem em contato com conceitos atualizados e com a apresentação de situações problema que pretendem ilustrar possíveis caminhos para gestão de programas e ações educativas”, explica Machado.

Já na quarta-feira (13), a professora Maria do Carmo Esteves apresentará a relevância da “Comunicação Institucional” nas dinâmicas museológicas, e aprofundar as estratégias que permitem maior visibilidade dos equipamentos nos meios de comunicação, inserindo-os no contexto das novas tecnologias e das ferramentas de divulgação como sites, blogs, mídias sociais e entre outras.

“Essa etapa tem como proposta dar um panorama das dinâmicas da comunicação contemporânea, se aprofundar na necessidade do planejamento da comunicação e explorar cases de comunicação institucional relacionados aos museus de pequeno porte”, acrescenta Maria do Carmo.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo