Youtube: SISEM-SP disponibiliza vídeo integral com depoimento de Julio Abe para o EPM2020

Postado em: 22 de dezembro de 2020 | Destaques

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, disponibilizou em seu canal no Youtube o depoimento integral de Julio Abe, gravado para o Encontro Paulista de Museus (EPM), realizado em novembro, em parceria com a ACAM Portinari.

Gravado semanas antes de seu falecimento, ocorrido em 21 de novembro, o museólogo falou sobre seus projetos recentes, sua relação com Waldisa Rússio Camargo Guarnieri e algumas etapas de sua trajetória profissional, como o período em que foi professor, sua relação com o Condephaat e a Expedição São Paulo.

A homenagem já estava prevista na programação do EPM2020 para reverenciar o museólogo, agraciado com a Medalha de Mérito Museológico Waldisa Rússio Camargo Guarnieri em 2019, em premiação realizada pelo Governo do Estado de São Paulo.

A Medalha foi concedida a Julio Abe por sua notória contribuição para a museologia paulista, seja por meio de seu exercício profissional ao longo cinco décadas, seja por sua atuação inovadora ao criar o “Museu de Rua” em consonância com as premissas da Mesa de Santiago do Chile, realizada pela UNESCO em 1972, que atribuem aos museus o papel de agente de transformação social, sobretudo levando-se em conta o capital social e cultural presente naquilo que se convencionou denominar de patrimônio intangível.

Confira o depoimento integral o museólogo no link https://www.youtube.com/watch?v=xXQJFToqx5I.

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo