Votorantim (SP) recebe exposição ‘Sinais: Heranças e Andanças’

Sinais 2
Foto: Abertura da mostra em Votorantim 

Itinerada pela SISEM-SP e ACAM Portinari, a mostra entra em cartaz em 1/12, no Aquário Cultura “Claudir Calixto Mainardi”; a entrada é gratuita

A cidade de Votorantim (SP) recebe, a partir do dia 1º de dezembro (terça-feira), a mostra “Sinais – Heranças e Andanças”. A exposição é resultado do Programa de Modernização dos Museus Paulistas, iniciado em julho de 2014, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari).

O projeto de curadoria coletiva reuniu museus de oito cidades da região sudoeste paulista e teve a parceria da produtora cultural Homens de Saia. Participaram da ação os municípios paulistas Botucatu, Itapeva, Tatuí, Piraju, Salto, entre outros. A exposição itinerante percorreu ao longo de 2015 os municípios participantes do projeto.

A mostra apresenta fotografias, objetos de acervo que ilustram a identidade das instituições e instalações representando locais e marcos de memória. Evidencia os traços culturais que formam as identidades e que trazem reflexões sobre as cidades, problematizando os acervos dos museus, debatendo seus significados e desconstruindo uma ideia de que são coisas velhas, sem nenhum diálogo com questões atuais.

Em cartaz no Aquário Cultura “Claudir Calixto Mainardi (Avenida Moacir Oseias Guitte, nº 41), pode ser visitada até 24 de janeiro de 2016 (domingo), de terça a domingo, das 8h às 22h. Outras informações pelo telefone (15) 3243 – 1191.

Serviço:
Exposição “Sinais: Heranças e Andanças” em Votorantim
Período: de 1/12/2015 a 24/1/2016
Local: Aquário Cultura “Claudir Calixto Mainardi” (Avenida Moacir Oseias Guitte, nº 41 Jardim Paraíso – Votorantim/SP)
Horário: de terça a domingo, das 8h às 22h
Informações: (15) 3243 – 1191
Entrada: gratuita