VII Encontro de Museus-Casas Literários discute como o passado é reconstruído no presente

Postado em: 23 de julho de 2022 | Notícias

Evento reúne especialistas que atuam em museus-casas e outras instituições culturais de diversas regiões do Brasil. Um dos objetivos do encontro é aproximar esses espaços dos diferentes públicos e democratizar as informações sobre os acervos

No mês de julho acontece a sétima edição do Encontro de Museus-Casas Literários ー atividade que reúne instituições com perfil de museu-casa e ligadas a personalidades da literatura ー com o objetivo de promover interações e troca de experiências entre representantes desses espaços, além de propiciar informações para os diversos públicos interessados nas atividades de museus, de visitantes a pessoas que buscam esses locais como apoio para suas pesquisas. O Encontro, que acontece nos dias 28 a 30, chega com uma programação realizada em formato presencial e virtual. Para participar é necessário se inscrever por um dos sites das instituições que formam a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

A atividade totalmente gratuita, promovida pela Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, focaliza este ano a temática ”Agoridade: a reconstrução do passado no presente”. “Agoridade” é um conceito presente em um ensaio do escritor Haroldo de Campos, patrono do museu Casa das Rosas, e que orienta as atividades da Rede em 2022.

O Encontro é voltado para diversos públicos, como profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras ー línguas, literatura, teoria literária e tradução ー, artes plásticas, artes cênicas, história, sociologia, turismo e afins, representantes da comunidade acadêmica, de instituições públicas, além de interessados em museus e cultura.

No dia 28 de julho, a mesa de discussão ”O futuro dos museus-casas em rede”, estará no Anexo do museu Casa Guilherme de Almeida e também virtualmente, via plataforma Zoom, a partir das 19h. Essa abertura contará com a presença de Angélica Fabbri, diretora executiva da ACAM Portinari; Marcelo Tápia, diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo; Paula Ferreira, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico — UPPM, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo; e Renata Motta, presidente do ICOM Brasil e diretora executiva do ID Brasil.

A mesa também contará com o mediador Ivanei da Silva, museólogo da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, e os demais convidados: Júlio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas; Marcelo Tupinambá, coordenador de programação da Casa Mário de Andrade; e Simone Homem de Mello, coordenadora do Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida. Para participar presencialmente, é necessário se inscrever neste link. Após a mesa, o público poderá assistir a uma apresentação musical do Coral do museu Casa das Rosas.

Já nos dias 29 e 30, o evento traz três mesas de discussão com o tema ”A reconstrução do passado: experiências”, realizadas via Zoom. Representantes de diferentes instituições compartilharão suas experiências e um dos objetivos é criar um grupo de estudos voltado para questões específicas de museus-casas, indo além da realização anual do Encontro. As atividades do sábado se iniciam com duas palestras: ”Museu e Anti-museu: outras histórias” às 11h, com Francisco Régis Lopes Ramos, historiador, focado em memória, tempo e literatura, e ”Reconstruir passados em museus?” às 14h30, com a historiadora Aline Montenegro Magalhães, atuante no Museu Histórico Nacional (RJ/IBRAM)

Da primeira mesa do dia 29, às 16h, participam: Márcia Luíza Freitas Ganem, presidente do Instituto Casa de Castro Alves, localizado em Salvador – BA; Maria João Amado, coordenadora de Comunicação do Memorial Casa do Rio Vermelho, em Salvador — BA, e Ivan Teixeira de Barros, diretor do museu Gustavo Teixeira em São Pedro – SP. A mediadora desta mesa será Tayna Rios, assessora técnica de coordenação na UPPM, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e integrante da Comissão de Avaliação de Documento e Acesso – CADA.

A segunda mesa do mesmo dia, às 18h, terá como mediador Davidson Kaseker, gerente do Museu de Culturas Indígenas, e os seguintes participantes: Ronaldo Alves de Oliveira, coordenador do Museu Guimarães Rosa em Cordisburgo – MG; Marlene Gomes Vellasco, diretora do museu Casa de Cora Coralina em Cidade de Goiás — GO, e Ana Cláudia Rôla Santos, coordenadora do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens em Mariana – MG.

No sábado, dia 30, às 11h, acontecerá uma visita virtual aos museus Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, conduzida por Alexandra Rocha, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo.

A partir das 14h30, acontece a terceira e última mesa do encontro com a participação de Ezequiel Barel Filho, diretor de Cultura de Turismo de Itapira – SP; Solange Duarte Alvarenga, coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade em Itabira – MG; Juliana Maria de Carvalho, coordenadora do museu histórico, folclórico e pedagógico Monteiro Lobato, de Taubaté – SP; e Fernando José Arouca, arquiteto e sócio-diretor da Arquiprom. A mediação será de Cecília Machado, coordenadora do Curso Técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude, do Centro Paula Souza.

E caminhando para o encerramento do encontro, o público ainda poderá aproveitar duas atividades, que contarão com os representantes das instituições participantes do VII Encontro: o debate com a abordagem ”Implementação de grupo de discussão sobre museus-casas literários”, às 16h, e “Quase sarau”, em que serão feitas leituras de textos dos patronos dos museus, a partir das 17h.

As inscrições para as atividades on-line, dos três dias, devem ser feitas aqui.

Para mais informações sobre as áreas de atuação dos convidados e a agenda completa do VII Encontro de Museus-Casas Literários, clique aqui.

A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e é gerenciada em parceria com a Poiesis.

SERVIÇO

VII ENCONTRO DE MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS

TEMA: “Agoridade: a reconstrução do passado no presente”

Mesa de abertura: “O futuro dos museus-casas em rede”

Quinta-feira, 28 de julho, das 19h às 21h

Com Angélica Fabbri, Marcelo Tápia, Paula Ferreira, Renata Motta

Mediação: Ivanei da Silva

Participações especiais: Júlio Mendonça, Marcelo Tupinambá e Simone Homem de Mello

Apresentação de encerramento: Coral da Casa das Rosas

Atividade realizada presencialmente, no Anexo do museu Casa Guilherme de Almeida e transmitida via plataforma Zoom.

Inscrições aqui

Endereço: Rua Cardoso de Almeida, nº 1.943

Vagas: 40


As inscrições para as atividades online, relacionadas a seguir, devem ser feitas aqui


Palestra: “Museu e anti-museu: outras histórias”

Sexta-feira, 29 de julho, às 11h

Com Francisco Régis Lopes Ramos

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200


Palestra: “Reconstruir passados em museus?”

Sexta-feira, 29 de julho, às 14h30

Com Aline Montenegro Magalhães

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200


Mesa 1: “A reconstrução do passado: experiências”

Sexta-feira, 29 de julho, às 16h

Com Márcia Luíza Freitas Ganem, Maria João Amado, Museu Gustavo Teixeira, Ivan Teixeira de Barros

Mediação: Tayna Rios

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200

Mesa 2: “A reconstrução do passado: experiências”

Sexta-feira, 29 de julho, às 18h

Com Ronaldo Alves de Oliveira, Marlene Gomes Vellasco, Ana Cláudia Rôla Santos,

Mediação: Davidson Kaseker

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200

Visita virtual: Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade

Sábado, 30 de julho, às 11h

Com Alexandra Rocha

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200


Mesa 3: “A reconstrução do passado: experiências”

Sábado, 30 de julho, às 14h30

Com Ezequiel Barel Filho, Solange Duarte Alvarenga, Juliana Maria de Carvalho, Fernando José Arouca

Mediação: Cecília Machado

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200


Discussão: “Implementação de grupo de discussão sobre museus-casas literários”

Sábado, 30 de julho, às 16h

Com a participação dos representantes das instituições participantes do Encontro

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200

”Quase sarau”: Leituras de textos dos patronos dos museus, por seus representantes

Sábado, 30 de julho, às 17h

Com a participação dos representantes das instituições participantes do Encontro.

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200

Será emitido certificado ao participante que tiver 75% de frequência no Encontro, mediante solicitação.

Casa Guilherme de Almeida

Museu: R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 — Sumaré, São Paulo/SP
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.
Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita

FONTE: POIESIS

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo