Veja a programação de Janeiro/2015 do SISEM-SP

Postado em: 6 de janeiro de 2015 | Notícias

EXPOSIÇÕES

EM CARTAZ

“Fotopinturas: Coleção Titus Rield” em Piracicaba
Período: até 11/1/2015

Até 11 de janeiro (domingo), Piracicaba (SP) sedia a exposição “Fotopinturas: Coleção Titus Rield”. Realizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), o Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro e a prefeitura, a mostra será exibida no Museu Prudente de Moraes. Organizada pelo crítico de fotografia Eder Chiodetto, a itinerância reúne imagens primorosas de foto-pintores da região do Cariri, no Estado do Ceará.

Local: Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antonio, nº 641 – Piracicaba/SP)
Informações: (19) 3422-3069
Horário: terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: gratuita

“SER Imigrante: o mesmo e o outro” em Santa Barbara d’Oeste
Período: até 16/1/2015

A exposição “SER Imigrante: o mesmo e o outro” está em cartaz em Santa Bárbara d’Oeste até 16 de janeiro (sexta-feira). Ela discute a questão da imigração contemporânea e o status de seus atores na sociedade. Dividida em quatro módulos (Desejados, Indesejados, Legalidade e Contemporaneidade), ela exibe trechos de legislação, excertos de jornais e partes do acervo do Museu da Imigração como imagens e depoimentos. Um jogo ainda apresenta a proposta de o visitante experimentar os trâmites de entrada no país e a aquisição da documentação necessária, como vistos e autorizações.

Local: Centro de Documentação Histórica (Cedoc) Fundação Romi (Avenida João Ometto, nº 118 – Santa Bárbara d’Oeste/SP)
Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h
Informações: (19) 3499-1558
Entrada: gratuita

“Pérolas Negras” em Diadema
Período: até 17/1/2015

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Prefeitura de Diadema, realiza a exposição itinerante “Pérolas Negras”, do fotógrafo Miro, ao Museu de Arte Popular. Em cartaz até 17 de janeiro (sábado), a mostra retrata pessoas comuns, a exemplo de imigrantes angolanos, e artistas afro-brasileiros, como Zózimo Bulbul, Zezé Motta, Haroldo Costa, Luiz Melodia e Milton Gonçalves, e outras personalidades.

Local: Museu de Arte Popular/Centro Cultural de Diadema (Rua Graciosa, nº 300, no Centro – Diadema/SP)
Horário: de terça a sexta, das 10h às 18h; sábado das 13h às 18h
Entrada: gratuita

“Paisagens Cósmicas – da Terra ao Big Bang” em Sertãozinho
Período: até 23/1/2015

Sertãozinho recebe até 23 de janeiro de 2015 (sexta-feira), a exposição “Paisagens Cósmicas – da Terra ao Big Bang”. Realizada por meio da parceria entre o Sistema Estadual de Museus e o Catavento Cultural e Educacional, localizado em São Paulo, a mostra divulga a astronomia, tomando como referência o aniversário de 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Com curadoria Angusto Damineli (IAG-USP), a montagem se propõe a satisfazer a demanda do público por informação, facilitando os canais de comunicação com estas descobertas científicas, por meio de 20 painéis com fotografias que reúnem o conteúdo científico com a beleza.

Local: Centro Cultural de Sertãozinho (Rua Sebastião Sampaio, nº 1489, Sertãozinho/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Informações: (16) 3942-7223 ou historia@sertaozinho.sp.gov.br
Entrada: gratuita

“Pinacoteca de São Paulo Visita o MAC de Sorocaba” em Sorocaba
Período: até 25/1/2015

Nove grandes artistas brasileiros contemporâneos estão com trabalhos expostos na mais nova mostra do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), em uma parceria inédita com a Pinacoteca de São Paulo. A exposição é uma realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). Inspirada no Chalé Francês, sede provisória do Museu, a exposição “Pinacoteca de São Paulo Visita o MACS” conta com obras escolhidas para que o visitante tenha a sensação de estar em um universo doméstico e íntimo. O público tem até 25 de janeiro de 2015 (domingo) para visitar a mostra, que possui entrada gratuita.

Local: Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba – MACS/ Unidade Chalé Francês (avenida Dr. Afonso Vergueiro, s/nº, Centro – Sorocaba/SP)
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 15h
Informações: (15) 3233-1692

“Cores Xingu” em Auriflama
Período: até 30/1/2015

Até 30 de janeiro de 2015 (sexta-feira), o Centro Cultural e Biblioteca de Auriflama recebe uma exposição sobre o cotidiano dos índios do norte do Mato Grosso. A mostra “Cores do Xingu”, produzida pelo Museu Índia Vanuíre (Tupã), apresenta a cultura, os ritos e as tradições dos povos daquela região. A itinerância é feita pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus, em parceria com a ACAM Portinari e a prefeitura.

Local: Centro Cultural e Biblioteca de Auriflama (Rua João Pacheco de Lima, 50 – 13 centro – Auriflama/SP)
Horário: segunda a sexta, 8h às 18h
Informações: (17) 3482 – 2733

“Casas do Brasil – Barraca Cigana” em São Pedro
Período: até 1/2/2015

Até 1º de fevereiro (domingo), a cidade de São Pedro recebe um recorte da exposição “Casas do Brasil – Barraca Cigana”. A quarta edição do projeto propõe a formação de um inventário sobre a diversidade do morar no país. Realizada pelo Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o SISEM-SP, a itinerância fica em cartaz no Museu Gustavo Teixeira e apresenta fotografias da pesquisadora Luciana Sampaio, que registrou o dia a dia de acampamentos dos ciganos Calon na periferia e interior de São Paulo durante mais de uma década.

Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, das 9h às 15h; domingos e feriados, das 9h às 13h
Local: Museu Gustavo Teixeira (Rua Joaquim Teixeira de Toledo, nº 524 – Centro – São Pedro/SP)
Informações: (19) 3483-1476
Entrada: gratuita

“Sinais – Heranças e Esperanças” em Tatuí
Período: até 15/2/2015

O Museu Paulo Setúbal, em Tatuí, recebe a mostra “Sinais – Heranças e Esperanças” até 15 de fevereiro (domingo). Ela é resultado
do Programa de Modernização dos Museus Paulistas, iniciado em julho de 2014, por meio da parceria do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari).

Local: Museu Paulo Setúbal (Praça Manoel Guedes, nº 98 – Tatuí/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h
Informações: (15) 3251-4969
Entrada: gratuita

“100 Anos de Pinacoteca” na Praia Grande
Período: até 1/3/2015

A Galeria Nilton Zanotti, no Palácio das Artes, recebe um verdadeiro presente da Pinacoteca do Estado: uma seleção de 58 obras de 44 artistas compõe um panorama da arte brasileira desde o século 19 aos dias de hoje. Até 1º de março de 2015, quem visitar o complexo cultural poderá conhecer de perto obras de nomes como Lasar Segal, Alfredo Volpi, Victor Brecheret, Candido Portinari, Livio Abramo e Almeida Junior, entre outros. A mostra, itinerada pela Secretaria da Cultura de Estado, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), é comemorativa aos 110 anos da Pinacoteca do Estado. A visitação é gratuita.

Horário: de terça-feira a sábado, das 14 às 18 horas
Local: Galeria Nilton Zanotti Palácio das Artes (Avenida Pres. Costa e Silva, nº 1600 – Praia Grande/SP)
Informações: (13) 3496-5713
Entrada: gratuita

“Lugares da Memória – Resistência e Repressão em São Paulo” em Guarujá
Período: até 26/4/2015

O Guarujá recebe até 26 de abril de 2015, a exposição “Lugares da Memória. Resistência e Repressão em São Paulo”. A mostra, que é uma realização do Memorial da Resistência de São Paulo, da Associação Pinacoteca Arte e Cultura e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância Ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, reúne imagens e informações de locais que foram marcos da repressão e da resistência durante a ditadura militar.

Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Local: Rua Messias Borges, n°380, Praia de Santa Crus dos Navegantes – Guarujá/SP)
Informações: (13) 3384-6194
Entrada: gratuita

CURSO

“Curso de Capacitação para Museus” em Santos
Inscrições: até 16/1/2015

Em 2015, Santos sediará uma nova etapa do “Curso de Capacitação para Museus”. Realizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), a ação será desenvolvida no Museu Pelé. Para participar, os interessados devem inscrever-se gratuitamente no AQUI, até 16 de janeiro de 2015.

Local: Museu Pelé – Largo Marquês de Monte Alegre, s/nº (Antiga Rua São Bento, nº392, Valongo – Santos/SP)
Horários: das 9h às 17h
Carga Horária: 120 horas/aula
Vagas: 40
Adesão: gratuita

cotidiano img12
Imagem da mostra “Casas do Brasil – Barraca Cigana”, em cartaz até 1º de fevereiro, em São Pedro

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo