SISEM disponibiliza programação de dezembro

EXPOSIÇÕES

EM CARTAZ

“Cores do Xingu”, em São Sebastião

Período: até 10/12/2015
São Sebastião recebe, até 10 de dezembro (quinta-feira), uma exposição sobre o cotidiano dos índios do norte do Mato Grosso. A mostra “Cores do Xingu”, produzida pelo Museu Índia Vanuíre (Tupã), apresenta a cultura, os ritos e as tradições dos povos daquela região. Ela reúne imagens, produzidas pela fotógrafa Bárbara Avelino, com a proposta de causar uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil. O projeto tem a finalidade promover um diálogo, colocando a beleza e a realidade xinguana em evidência através da plasticidade da imagem fotográfica e audiovisual.
Local: Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (Av. Dr. Altino Arantes, n° 130, Centro – São Sebastião/SP)
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h; aos sábados e feriados das 16h às 20h
Informações: (12) 3892-2621
Entrada: gratuita

“Vivendo do Mar”, em Caraguatatuba

Período: até 13/12/2015
Até 13 de dezembro (domingo), em Caraguatatuba, o SISEM-SP e o MIS-SP promovem a exposição “Vivendo do Mar”, do fotográfico Durvile Cavalcanti. A série tem como tema a costa brasileira e os pequenos vilarejos de pescadores. As fotos trazem o cenário da prática artesanal da pesca, que a cada dia tem se tornado mais rara e os motivos mais frequentes são a pesca industrial, a degradação ambiental e a evasão da nova geração para os centros urbanos. Gratuita, a mostra pode ser vista às segundas-feiras, das 13h às 18h, de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 13h às 21h, no MACC. 
Local: MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Praça Dr. Candido Motta, n° 72, no Centro – Caraguatuba/SP)
Horário: segunda-feira, das 13h às 18h; terça-feira a sábado, das 10h às 18h; e domingo das 13h às 21h
Informações: (12)3883-9980/9188
Entrada: gratuita

“Sinais: Heranças e Andanças”, em Votorantim

Período:  até 31/12/2015
Está em cartaz em Votorantim (SP) a mostra “Sinais – Heranças e Andanças”. A exposição é resultado do Programa de Modernização dos Museus Paulistas, iniciado em julho de 2014, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). O projeto de curadoria coletiva reuniu museus de oito cidades da região sudoeste paulista e teve a parceria da produtora cultural Homens de Saia. Participaram da ação Botucatu, Itapeva, Tatuí, Piraju, Salto, entre outros.
Local: Aquário Cultura Claudir Calixto Mainardi (Avenida Moacir Oseias Guitte, nº 41 Jardim Paraíso – Votorantim/SP)
Horário: de segunda a sexta, das 18h às 22h e sábado e domingo, das 16h às 22h
Informações: (15) 3243-1191
Entrada: gratuita

“As Cinzas de Quarta”, em Registro

Período:
 até 10/1/2016 (domingo)
O Espaço Arte da Terra – Mercado Municipal de Registro expõe até o dia 10 de janeiro (domingo) o ensaio fotográfico “As Cinzas de Quarta”, do jornalista Gabriel Quintão. Com uma série de fotografias captadas em um terreno da zona norte de São Paulo, onde as escolas de samba abandonam suas criações depois do desfile, o trabalho exibe uma espécie de cemitério de carros alegóricos e fantasias, retratando a fragilidade das criações artísticas de Carnaval e, sobretudo, o esforço dos foliões em sustentarem algo nascido pra morrer após 80 minutos. 
Local: Espaço Arte da Terra – Mercado Municipal de Registro (Praça Beira Rio, s/nº – Registro/SP)
Horário: quinta a terça, das 9h às 20h
Informações: (13) 3822-4492
Entrada: gratuita

“Fotopinturas: Coleção Titus Rield”, em Santos

Período: até 16/1/2016
Realizada pelo SISEM-SP, em parceria com a ACAM Portinari, o Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro e a prefeitura, a mostra “Fotopinturas: Coleção Titus Rield” está em cartaz na Galeria de Arte Patrícia Galvão, em Santos. Organizada pelo crítico de fotografia Eder Chiodetto, a itinerância reúne imagens primorosas de fotopintores da região do Cariri, no Estado do Ceará. Datadas da segunda metade do século XX, as obras em exposição instigam uma reflexão sobre recriação da própria identidade por meio da intervenção do artista, suavizando o realismo fotográfico.
Local: Galeria de Arte Patrícia Galvão (Av. Senador Pinheiro Machado, nº 48 – 3 piso, Vila Mathias – Santos/SP)
Horário:  de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, das 13h às 18h
Entrada: gratuita 

PALESTRA

“Conservação Preventiva”, em Campos do Jordão

Estão abertas as inscrições para palestra “Conservação Preventiva de Gravuras”, em Campos do Jordão. A atividade acontece em 17 de dezembro (quinta-feira), às 10h, no Museu Casa da Xilogravura. O programa será ministrado por Fátima Faria Gomes, mestra em museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa e especialista técnica em Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais Móveis pelo Instituto Técnico de Restauro – São Paulo. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Salvaguarda, no Museu Afro Brasil.
Data: 17/12/2015 (quinta-feira)
Local: Museu Casa da Xilogravura (Av. Eduardo Moreira da Cruz, nº 295, no bairro Jaguaribe – Campos do Jordão/SP)
Horário: às 10h 
Informações: museucasadaxilogravura@gmail.com ou pelo telefone (12) 3662-1832
Inscrições: www.sisemsp.org.br
Vagas: 30

CURSO

“Curso de Capacitação para Museus”, em Botucatu

Módulo V: Elaboração de Projetos

Data: de 7, 8 e 9/12/2015
O Curso de Capacitação para Museus (CCM) está sendo realizado em Botucatu (SP), desde agosto, na Secretaria Municipal de Educação. O Curso é promovido pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). O programa está sendo desenvolvido ao longo de cinco meses nos módulos: “Museus e Processos Museológicos (Planejamento Museológico) e Elaboração de Projetos”, “Documentação Museológica e Conservação Preventiva”, “Curadoria e Expografia”, “Ação Educativa e Comunicação Institucional” e “Elaboração de Projetos”. Em dezembro, os alunos participarão da quinta etapa, que será ministrada pelos professores Bárbara Rodarte e Marcos Terra.
Local: Secretaria Municipal de Educação (Praça Dom Luiz Maria de Santana, nº 176, antigo seminário, Centro – Botucatu/SP)
Horário: das 10h às 17h30, com pausa de uma hora para almoço
Informações: (11) 3339-811
Entrada: gratuita

 

 Para o destaque2