Últimos dias de inscrição: o encontro para apoio técnico a museus

Está chegando ao fim o prazo de inscrições para o encontro para apoio técnico a museus paulistas “Implantação de Centros de Referência: a experiência do Museu da Língua Portuguesa”, que será realizado no dia 14 de dezembro, das 10h30 às 12h, por meio da plataforma Zoom.

O público-alvo são os profissionais dos museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, que podem se inscrever até o dia 12, clicando aqui.

O Museu da Língua Portuguesa deu início, em 2020, à implantação de seu Centro de Referência (CR). Responsável pela execução das atividades ligadas ao Programa de Gestão de Acervos da instituição, o CR é uma novidade neste novo ciclo de gestão da instituição. Inaugurado em julho deste ano, o Museu reabriu já com um espaço dedicado ao CR e planejou metas e ações que visam a estruturação das frentes de atuação voltadas à pesquisa e salvaguarda.

Considerando as diretrizes estabelecidas na política pública para a gestão dos museus ligados à Secretaria, o Centro de Referência propõe esse evento para promover o compartilhamento de sua experiência neste primeiro ano de atividades e uma troca de ideias com profissionais de outros museus da rede sobre os percursos da implantação desta nova área do MLP. A atividade será realizada por Camila Aderaldo, coordenadora do CR MLP e equipe.

Os profissionais inscritos poderão indicar temas, perguntas e provocações para serem abordadas no Encontro. O evento também contará com a presença de Tayna Rios, técnica da UPPM que atua junto à equipe dos museus da Secretaria na execução do Programa de Gestão de Acervos e, portanto, das etapas de implantação dos centros de pesquisa e referência.

O evento é uma realização do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa e do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, instância da Secretaria.

Fonte: Museu da Língua Portuguesa