Os interessados em participar da 13ª edição do tradicional “Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas – Tradições: preservar para o futuro” que será realizado nos dias 18 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes e no dia 19, na Fundação Ema Klabin, em São Paulo devem fazer sua inscrição aqui. As vagas são limitadas e a participação é gratuita.
Neste ano, o Encontro tem como tema a preservação do patrimônio cultural imaterial, cujas interpretações nesses centros de cultura podem ajudar a garantir a continuidade das tradições de cada região, dos seus saberes e fazeres, por meio das mediações com o público visitante e as comunidades locais.
Programação
18/11 – Segunda-feira
Palácio dos Bandeirantes | Avenida Morumbi, nº 4500 – Morumbi
09h30 – Recepção, credenciamento e visita ao Palácio dos Bandeirantes
10h30 – Cerimônia de abertura: “Tradições: preservar para o futuro”, com Ana Cristina Carvalho, curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo; Júlio Serson, secretário de Relações Internacionais do Estado de São Paulo; Sergio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo; Marco Larrea Monard, cônsul-geral do Equador em São Paulo; Vidal Benítez Almada, cônsul da República do Paraguai em São Paulo; Pedro Monzón, cônsul-geral de Cuba em São Paulo; Jorge Damião, diretor-presidente da Fundação Memorial da América Latina; Paulo Cesar Brasil do Amaral, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram); Renata Motta, presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM-BR) e Paulo Costa, curador da Fundação Ema Klabin.
11h30 – Conferência de abertura: Temas candentes na Museologia em 2019, com Carlos Roberto Brandão, diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), membro do Comitê Executivo do ICOM e professor titular do Museu de Zoologia da USP.
12h30 – Apresentação de Samba Rock – Patrimônio imaterial da Cidade de São Paulo
12h50 – Encerramento da manhã, com João Dória, governador do Estado de São Paulo.
13h15 – Almoço
14h30 – Mesa 1 – Expressões de vida e heranças culturais dos saberes e fazeres.
Museus, vivências e memórias, com Fabio Magalhães, diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).
As formas de preservação da história e memória cultural dos imigrantes japoneses, com Lidia Yamashita, presidente da Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.
A vida e a obra do mestre Oswaldo Guayasamín no ano de seu 100º aniversário de nascimento, com Olaya Hanashiro, cônsul-adjunta do Consulado Geral do Equador em São Paulo.
As boas práticas na conservação da língua guarani no Paraguai, com Patrícia Carolina Ramirez Molinas, coordenadora da área cultural e de turismo do Consulado da República do Paraguai em São Paulo.
Mediação: Jurema Seckler, diretora do Museu Casa de Rui Barbosa
16h15 – Café
16h30 – Mesa 2 – Recomendações e estratégias de proteção ao patrimônio imaterial local
A Cultura e a Agenda 2030, com Ana Paula Fava, assessora especial da Secretaria da Casa Civil para a implementação da Agenda 2030 da ONU no Governo do Estado de São Paulo.
Ações de salvaguarda para o patrimônio imaterial, com Lilian Vogel, presidente da Comissão Paulista de Folclore, representante regional do Circuito das Águas (SISEM-SP) e conselheira do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat); Martin Grossmann, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP e coordenador da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP e Marcos Monteiro Rabelo, analista técnico de patrimônio Imaterial na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em São Paulo.
Mediação: Renata Motta, presidente do ICOM Brasil
18h – Apresentação musical da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim, instrumentalização do Frevo, patrimônio imaterial brasileiro.
19/11 – Terça-feira
Fundação Ema Klabin – Casa Museu | Rua Portugal, nº 43 – Jardim Europa, São Paulo/SP
09h – Acolhimento dos participantes e visita à Fundação Ema Klabin.
10h – Mesa 3 – Experiências na salvaguarda do patrimônio imaterial local I
Memória e ressignificação: exposições temporárias e ações educativas na Casa-Museu Ema Klabin, com Paulo de Freitas Costa, curador da Fundação Ema Klabin.
Diversidade em rede: preservação e construção de memória em três museus-casas de São Paulo, com Marcelo Tápia, diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo e Marcos Cartum, diretor do Departamento dos Museus Municipais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Mediação: Angelica Fabbri, diretora do Museu Casa de Portinari – ACAM Portinari
11h30 – Mesa 4 – Experiências na salvaguarda do patrimônio imaterial local II
Heranças gastronômicas nos museus-casas paulistas, com Davidson Panis Kaseker, diretor do Sistema Estadual de Museus do Estado de São Paulo (SISEM/SP).
Passaporte Cultural Guardiões do Patrimônio – Programa de Educação Patrimonial da Prefeitura do Município de Jundiaí, com William Roberto Soares Paixão, diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura do Município de Jundiaí e Márcio José Dias, ex-ferroviário e guia de visitação monitorada do Programa Guardiões do Patrimônio.
O patrimônio imaterial de São Luiz do Paraitinga, com Ana Lucia Bilard Sicherle, prefeita da Estância Turística de São Luiz do Paraitinga.
Mediação: Angelica Fabbri, diretora do Museu Casa de Portinari – ACAM Portinari
13h – Encerramento.
SERVIÇO
13ª edição do tradicional Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas
Históricas
Dia 18.11.2019 – Segunda-feira – 9h
Palácio dos Bandeirantes| Avenida Morumbi, nº 4500 – Portão 02, Morumbi, São
Paulo/SP
Dia 19.11.2019 – Terça-feira – 9h
Fundação Ema Klabin – Casa Museu | Rua Portugal, nº43 – Jardim Europa, São
Paulo/SP
Gratuito
Fonte: Fundação Ema Klabin
Copyright para © SISEM-SP 2023 | Desenvolvido por Inova House