Últimos dias das exposições “Atavos” e “A sala das nossas mulheres”

Duas exposições organizadas pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a ACAM Portinari, chegam ao fim em fevereiro.

“Atavos”, da fotógrafa chilena, radicada no Brasil, Pola Fernandez, fica em cartaz no Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka, em Bastos, até 15 de fevereiro.

Já a exposição “A sala das nossas mulheres” estará no Museu Major Novaes, em Cruzeiro, até 22 de fevereiro.

Atavos

Reconectar passado e presente por meio do retrato fotográfico e compor um diálogo entre a ancestralidade africana e a universalidade presente em cada um de nós. Esses são os objetivos da exposição “Atavos” – composta por 23 fotografias que retratam mulheres afrodescendentes da cidade de Salto (SP) em frente a ampliações de retratos de escravas negras, feitos no século XIX.

A sala das nossas mulheres

A mostra “A sala das nossas mulheres” narra as vidas de Dona Aurora, Irmã Alvin, Dona Celestina, Dona Fortunata, Dona Idealina e Ritta. Os dramas, lutas e conquistas dessas mulheres desafiaram regras sociais e ajudaram a traçar a identidade do município, um dos mais importantes do Vale do Paraíba. A exposição teve como ponto de partida o estudo do acervo do museu, de maneira que fosse possível tecer relações entre alguns objetos e a contemporaneidade.

SERVIÇO

Atavos

Onde: Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka

Endereço: Praça Kunito Miasaka – Centro – Bastos/SP

Período: até 15 de fevereiro

Gratuito

A sala das nossas mulheres

Onde: Museu Major Novaes

Endereço: Avenida Jorge Tibiriçá, s/nº – Vila Canevari – Cruzeiro/SP

Período: até 22 de fevereiro

Gratuito

Fonte: SISEM-SP