Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais de Guararema acontece no dia 25

Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa por meio do SISEM-SP, interessados em participar podem se inscrever no dia do evento

Na sexta-feira, dia 25 de outubro, acontece o Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais, às 9h, no Centro de Exposições Luís Carlos, em Guararema. Os interessados em participar podem se inscrever no local, antes do início do evento.

Guararema foi escolhida para receber o encontro por se um exemplo de preservação da memória e do patrimônio ferroviário no estado. Por isso, a programação é objetiva e com foco na demonstração dos caminhos institucionais que os projetos públicos dessa natureza devem percorrer.

Além das apresentações de caráter mais técnico, faz parte da programação o percurso de sete quilômetros de trem da Estação Central de Guararema para a Estação Luis Carlos. Os interessados podem aderir ao passeio no ato da inscrição. Quem não for participar do trajeto de trem pode comparecer diretamente ao local do Encontro, no Espaço de Exposições “Engenheiro Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros”, localizado em Luis Carlos, com recepção organizada a partir das 9h, lembrando que o evento terá início às 10h.

Realizado pelo SISEM-SP, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal de Guararema, o evento contará com duas mesas técnicas, entre outras atividades.

Às 11h, a apresentação “Diretrizes e Estratégias Institucionais voltadas para a Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário”, discutirá como cada órgão governamental se posiciona para apoiar os projetos de preservação, com participação de Anderson Félix de Sá, da Superintendência de São Paulo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); Roberto Menezes Ravagnani, do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT/SP), Denis Fabrício de Oliveira Selymes, da Secretaria de Patrimônio da União (SPU/SP) e José Antonio Chinelato Zagato, da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH/SEC).

Às 14h, a mesa técnica “Patrimônio Ferroviário de Guararema: estratégias e ações práticas de um caso exitoso de Parceria Público/Privado. Musealização do Patrimônio Industrial e os desafios da Economia Criativa para a Cultura e o Turismo” apresentará os detalhes do caso de Guararema e terá a participação de Sandra Regina Olivieri, Assessora Geral de Gabinete da Prefeitura Municipal de Guararema e Secretária Executiva da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário; Bruno Sanches, Presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF); Mario César Vilhena, Especialista de Relações Institucionais da MRS Logística; Luis Antonio Sobrinho, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo; Davidson Panis Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP) e Luís Fernando Novais, da Economia Criativa: realidade e potencial – Sistema Estadual de Análises de Dados (SEADE).

Às 16h, haverá a Plenária coordenada por Luiz Palma, da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico de São Paulo, seguida das considerações finais sobre os trabalhos do dia, por Davidson Kaseker e Sandra Regina Olivieri.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais

Data: 25 de outubro de 2019

Horário: das 9h às 18h

Local: Espaço de Exposições “Engenheiro Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros” (Estr. Municipal Argemiro de Souza Melo, s/nº, Luis Carlos, Guararema)

Informações: www.sisemsp.org.br

Fonte: SISEM-SP