Uchôa recebe mostra itinerante sobre preservação de memórias afetivas e cultura do café

Postado em: 25 de maio de 2016 | Exposições

Em 30 de maio (segunda-feira), Uchôa (SP) recebe a exposição “Memórias Afetivas e a Cultura do Café – 8ª Região Administrativa de Rio Preto”, por meio da parceria entre o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instâncias ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A mostra ficará em cartaz na Pinacoteca da Estação Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h – 12h às 16h.

São no total 17 painéis de fotos e textos sobre o patrimônio material e imaterial, e as relações da cultura do café com o desenvolvimento da região noroeste do Estado de São Paulo. A exposição tem como objetivo preservar a memória por meio de um diálogo visual entre a memória afetiva e a paisagem natural. Além de apresentar os costumes e tradições através da identificação de vilarejos, fazendas e moradores que tiveram como base a cultura do café.

Aberta à comunidade até 24 de junho, a exposição tem entrada gratuita. A Pinacoteca está localizado à rua Farmacêutico Bruno Garisto, nº 2.170, no Centro – Uchôa/SP. Outras informações pelo telefone (17) 3101-1174 ou pelo site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari
Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço: 
“Memórias Afetivas e a Cultura do Café– 8ª Região Administrativa de Rio Preto” – Uchôa
Período: 30/5 a 24/6/2016
Local: Pinacoteca da Estação Cultura (rua Farmacêutico Bruno Garisto, nº 2.170, no Centro – Uchôa/SP)
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 12h às 16h
Informações: (17) 3101-1174 
Entrada: gratuita

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo